Avisos da Semana: 5 a 11 de Novembro de 2023

06-11-2023 14:41

Semana de 5 a 11 de Novembro de 2023

01. A Igreja Católica em Portugal celebra entre este domingo dia 5 de novembro até ao próximo domingo dia 12 de novembro, a Semana dos Seminários 2023 com o tema «Para que Cristo se forme em nós». A Semana dos Seminários constitui uma grande oportunidade para que todas as comunidades cristãs reavivem a consciência de que hão-de estar sempre abertas a acolher Cristo e a permitir que Ele se forme nelas. O caminho da descoberta da vocação sacerdotal passa sempre pela comunidade cristã que possibilita às crianças e aos jovens esse encontro marcante com Cristo, que chama, transforma e envia. Esta Semana é momento oportuno para que as Dioceses e Congregações Religiosas, o conjunto da Igreja e a sociedade tomem consciência da realidade atual dos Seminários. A recolha na partilha dos ofertórios do fim-de-semana de 12 de novembro será para os nossos Seminários.

02. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja/Murtosa, na 5ª Feira dia 9 de novembro, na Torreira, desde as 9.30 horas até ao início da tarde.

03. Continua a série de sessões de Catequeses para todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. Estas sessões decorrem às 2ª e 6ªs feiras; todos estes encontros são às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. O convite é para todos.

04. No próximo sábado dia 11 de novembro em que celebramos São Martinho, vai haver um Encontro de formação sobre o tema ‘A Economia Familiar’, aberto e livre a todos e direcionado para as famílias e nelas principalmente para os casais. Esse encontro terá como oradores Teresa Beirão e Francisco Pinto e decorrerá às 16.30 horas no Centro Paroquial. Esta oportunidade é promovida pela equipa de casais que orienta o CPM da nossa paróquia; no final do encontro haverá um momento de confraternização com as tradicionais castanhas.

05. É possível que ao ir fazer compras ao Hipermercado Continente em Avanca, seja perguntado pelo operador de caixa se se quer fazer um donativo de 1 ou 5 euros para o Centro Paroquial e Social de Avanca. O centro paroquial e social acolhe centenas de pessoas, entre idosos, doentes e crianças nos seus serviços sociais, assim como proporciona condições o desenvolvimento de várias atividades e iniciativas para catequeses, grupos, eventos e outras realidades de apoio e desenvolvimento das realidades sociais com que se relacional. Um milhão de euros anual já não chega, pois para além de encargos e responsabilidade de social há a renovação, manutenção e conservação dos seus equipamentos. Esta forma de colaboração é bem-vinda neste período até ao Natal, e através do Hipermercado Continente, ajudar ao Centro Paroquial e Social de Avanca.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Nuno de Santa Maria, religioso [na 2ª feira – 6 de novembro]; Dedicação da Basílica de Latrão – FESTA [na 5ª feira – 9 de novembro]; S. Leão Magno, papa e doutor da Igreja [na 6ª feira – 10 de novembro]; S. Martinho de Tours, bispo [no Sábado – 11 de novembro]; São Josafat, bispo [no Domingo – 12 de novembro].

- Nesta 2ª feira dia 6 de novembro, é dia de São Nuno de Santa Maria padroeiro dos Escuteiros Católicos Portugueses, e da Fraternidade de Antigos.

- Apenas para os Jovens que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

- A 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS DE NOVEMBRO, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de novembro: PELO PAPA. Rezamos pelo Papa, para que, no exercício da sua missão, continue a acompanhar na Fé́ o rebanho a ele confiado, com a ajuda do Espírito Santo. No Sábado dia 4 de novembro: Sendo o primeiro Sábado do mês, haverá meditação e recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

- Neste próximo sábado dia 11 de novembro lembramos o Dia do Armistício [final da guerra 1914-18]. Foi a 11 de novembro (o mês número 11 do calendário) de 1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes. Este dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra. Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.