Avisos da Semana: 7 a 14 de janeiro de 2024

08-01-2024 15:53

Semana de 7 a 14 de janeiro de 2024

01. Neste domingo dia 7 de janeiro celebra-se a solenidade da Epifania do Senhor, conhecida entre nós também como Festa dos Reis. Haverá na missa das 11 horas a apresentação à comunidade dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, ao serviço da nossa comunidade cristã.

02. Haverá esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira dia 8 de janeiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Tendo em conta os seus estatutos, o senhor Bispo endereçou aos membros das Irmandades/Confrarias do Santíssimo um convite a participarem num encontro de reflexão sobre o tema do próximo Congresso Eucarístico Nacional. Este encontro com os membros da Irmandades do Santíssimo será no Sábado dia 20 de janeiro, às 9.45 horas [dez menos um quarto da manhã] no Seminário de Aveiro. A Irmandade do Santíssimo e Nª Sª do Rosário de Avanca deverá organizar-se e pelo menos fazer-se representar para a participação neste encontro convocado pelo Senhor Bispo.

04. Este ano, na 2ª feira dia 8 de janeiro, celebramos a Festa do Baptismo do Senhor; esta festa é celebrada habitualmente no Domingo a seguir à Epifania, abrindo a celebração do Tempo Comum, mas este ano de 2024 é feita nesta 2ª feira por não haver a oportunidade de calendário.

ANÚNCIO DA PÁSCOA > 2024

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se e sempre se manifestará no meio de nós até ao seu retorno. Na sucessão dos tempos e das festas recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o Ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no domingo de Páscoa, este ano a 31 de março. Em cada domingo, Páscoa da semana, a santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Cristo venceu o pecado e a morte. Da Páscoa procedem todos os dias santos: as Cinzas, início da Quaresma, dia 14 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, dia 12 de maio; o Pentecostes, dia 19 de maio; e o primeiro domingo do Advento, dia 1 de dezembro. Também nas festas da santa Mãe de Deus, dos apóstolos, dos santos e na comemoração de todos os fiéis defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do seu Senhor. A Cristo que era, que é e que vem, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. R/: Amen.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Festa do Batismo do Senhor [na 2ª feira – 8 de janeiro]; B. Gonçalo de Amarante, presbítero [na 4ª feira – 10 de janeiro]; S. Hilário, bispo e doutor da Igreja [no sábado – 13 de janeiro]

- Nesta próxima 5ª feira dia 4 de janeiro lembramos o Dia Internacional do Obrigado. O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos. Apesar de não ser um dia mediático (de ser desconhecido por muita gente), o Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi-se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário. Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere. Neste dia diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.

Os Padres que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam

a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.

Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2024 com Saúde, Paz e Coragem!