Avisos da Semana: 7 a 14 de Maio de 2023

07-05-2023 15:46

Avisos da Semana

Semana de 7 a 14 de Maio de 2023

01. Neste domingo dia 7 de maio celebramos o Dia da Mãe – lembrando nas eucaristias do fim-de-semana as mães, vivas e já falecidas, todas elas educadoras da Fé e candeias firmes do amor de Deus.

02. Também neste domingo dia 7 de maio, as crianças do 1º ano da catequese paroquial, celebram na missa das 11 horas a ‘Festa da Família’. Quer o 8º ano neste Sábado, quer o 1º neste Domingo têm muito presentes as mães num dia em que têm destaque especial.

03. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja/Murtosa, na 5ª Feira dia 11 de maio, em Avanca, desde as 9.30 horas.

04. Continua a devoção de maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 8 de maio: São Sebastião | Pinheiro | Sobreiro

3ª Feira/dia 9 de maio: Seixo | Valada | Grupo do Imaculado Coração de Maria

4ª Feira/dia 10 de maio: Rua Nova | Gonde

5ª Feira/dia 11 de maio: Arcã | Submoinhos

6ª Feira/dia 12 de maio: Procissão [da Capela de Nª Sª do Carmo – Mato, para a Igreja]

Sábado e Domingo o terço começará meia hora antes da missa da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

05. A procissão do mês de maio em Avanca vai acontecer esta próxima semana. Assim, a procissão de velas vai ter lugar na 6ª feira dia 12 de maio, às 20.30 horas [oito e meia da noite], a começar em frente à Capela de Nª Sª do Carmo (Mato). Seguiremos depois em dire-ção à Igreja pela rua Fundação Benjamim Dias Costa, e depois a Rua Corte Real. Esta procissão, em união com peregrinos reunidos no santuário de Fátima, será uma forma de referenciados a Nª Senhora, sermos promotores de uma verdadeira comunidade de Fé a partir das nossas famílias. A missa será depois da procissão, já na Igreja Matriz, pelas 21 horas [nove da noite].

06. Na próxima 6ª feira dia 12 de maio celebramos a memória de Santa Joana Princesa, padro-eira da nossa diocese. Santa Joana - sendo a padroeira da nossa diocese de Aveiro, devemos ter para com ela uma devoção particular, pedindo-lhe graças – faz este ano 330 que foi beatifi-cada. Está em processo a sua canonização, e isso só será possível, se houver milagres por sua intercessão, o que só é possível pela oração. Este ano a missa na Sé é às 10 horas, presidida pelo senhor Bispo D. António Moiteiro. A procissão sai da catedral às 16 horas [quatro da tarde]. Princesa da Casa de Avis, Santa Joana (1452-1490) era filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, e deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro, onde esteve até à sua morte. Ten-do em conta a devoção que inspirou no povo, foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.

07. Neste dia 12 de maio desta próxima semana – precisamente dia de Santa Joana, tem início o Ano Jubilar da nossa Catedral de Aveiro. “A catedral de Aveiro, outrora Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos, celebra, este ano, os 600 anos do início da sua construção e desde o ano passado se comemoram os 550 anos da chegada da Princesa Santa Joana à vila de Aveiro e da sua entrada no Mosteiro de Jesus. Aproveitando estas efemérides, vai ser celebrado, entre 12 de maio de 2023 e 13 de maio de 2024, um Ano Jubilar, concedido pelo Papa Francisco, sob o lema: “Igreja de Aveiro peregrina na esperan-ça”. Toda a Diocese está convidada a participar no Ano Jubilar. O senho Bispo convida assim sacerdotes, diáconos e consagrados, juntamente com representantes de todas as paróquias, para a celebração eucarística do dia 13 de maio, às 10 horas, dia em que celebramos os 600 anos do lançamento da primeira pedra da igreja, que é hoje a nossa catedral.

08. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques NEsta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja [na 4ª feira – 10 de maio]; (Beata)Santa Joana de Portugal, virgem; S. Nereu e S. Aquileu, mártires [na 6ª feira – 12 de maio]; Virgem Santa Maria do Rosário de Fátima [no Sábado– 13 de maio];

- O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

- Na passada 6ª feira dia 5 de maio: foi a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de maio: pelos movimentos e grupos eclesiais. Rezamos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão evangelizadora, pondo os próprios carismas ao serviço das necessidades do mundo.

- A Semana da Vida de 2023 irá decorrer do próximo 14 a 21 de maio sob o tema “Levanta-te! A tua vida é um dom”, tendo como inspiração a mensagem da Jornada Mundial da Juventude 2023, conjugada com a valorização da vida em toda a sua plenitude como um dom de Deus.

- Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição.

- Nesta 2ª feira dia 8 de maio ocorre o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. A escolha da data deve-se ao facto do dia 8 de maio ser a data de nascimento de Henry Dunant, o fundador da Cruz Vermelha. Neste Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho realizam-se atividades que enaltecem a importância e o valor da ajuda humanitária, assim como se planeia uma melhor resposta em caso de emergência e catástrofe. A Cruz Vermelha é a maior organização humanitária do mundo, com cerca de 97 milhões de voluntários, em 190 países e tem como missão prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis. É uma instituição universal, no seio da qual todas as sociedades nacionais têm direitos iguais e o dever da entre-ajuda. Os 7 princípios da Cruz Vermelha são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade. Em Portugal foi fundada por José António Marques, e iniciou atividade a 11 de fevereiro de 1865, há mais de 150 anos, sob a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.

- Também na 2ª feira dia 8 de maio ocorre o Dia Mundial da Segurança Social. Este é um dia para fazer uma reflexão sobre o pilar da proteção social, que deve ser pública, solidária e universal, numa sociedade cada vez mais desigual. A Segurança Social é a designação usada para o conjunto de regimes de proteção social dos cidadãos.

- Nesta 3ª feira dia 9 de maio ocorre o Dia da Europa. Este dia, também conhecido como Dia da União Europeia, comemora a Declaração Schuman, a declaração que deu origem à União Europeia (UE). Esta declaração foi uma proposta da criação de uma entidade europeia supranacional avançada a 9 de maio de 1950 pelo estadista luxemburguês Robert Schuman. Atualmente a União Europeia é composta por 27 Estados-membros (o Reino Unido deixou com a UE Brexit).

- Nesta 4ª feira dia 10 de maio ocorre o Dia Mundial do Lúpus. Este dia foi proclamado com o objetivo de consciencializar a população para esta doença. O lúpus é uma doença auto imune, crónica, não contagiosa, onde o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Os sintomas são imensos pelo que se afirma que o lúpus consiste mesmo num conjunto de doenças ou numa imitação doutras doenças. Pode registar-se uma inflamação nas articulações, tendões e mesmo órgãos. As erupções cutâneas são frequentes com esta doença que pode atacar qualquer parte do corpo. O lúpus afeta especialmente mulheres (90%), podendo aparecer em qualquer idade (principalmente dos 15 aos 44 anos). Não se sabe ainda se esta doença é hereditária. Em Portugal verificam-se cerca de três mil doentes com lúpus. No mundo são mais de 5 milhões de doentes. A cortisona está na base do tratamento desta doença que pode ser mortal.

- Nesta 5ª feira dia 11 de maio ocorre o Dia Europeu do Melanoma. A data surgiu em 1999, tendo Portugal se juntado a esta comemoração, também conhecida como "Euromelanoma", no ano 2000. Este dia visa alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que esta pode originar na pele. O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. Todos os anos, surgem mais de 10 mil novos casos de melanoma em Portugal. No Dia Europeu do Melanoma várias instituições hospitalares organizam rastreios gratuitos junto da população. Como identificar o melanoma?- Faça com regularidade um auto exame cutâneo para identificar possíveis problemas. Verifique o tamanho, forma, bordo, cor e aplique a regra ABCDE: A: Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda); B: Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado); C: Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores); D: Diâmetro (o diâmetro do sinal é superior a 5 mm); E: Espessamento recente. Se se verificar que um sinal se altera em pouco tempo, deve-se recorrer a um médico dermatologista para observação. Cuidados a ter: Aplicar protetor solar de índice elevado; Evitar a exposição solar no período entre as 11 horas e as 16 horas; Usar óculos e chapéus; Não fazer solário. O melanoma pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, para além de ter 10 vezes maior probabilidade de ocorrer em indivíduos de raça branca do que de raça negra.

- Nesta 6ª feira dia 12 de maio ocorre o Dia Internacional do Enfermeiro. Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral. É o dia do calendário em que todos os enfermeiros do mundo estão de parabéns, sendo que eles celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário. O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros. A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Florence Nightingale nasceu em Florença no dia 12 de maio de 1820. As visitas constantes que fazia com sua mãe a doentes foram decisivas na escolha do Florence pelo curso de enfermagem. Florence estudou, publicou estudos comparativos e foi convidada para superintendente de enfermeiras voluntárias na Guerra da Cimeira, em 1853. Nessa altura, as inovações trazidas por ela à enfermagem resultavam na diminuição de mortes de 42,2% para 2,2%. A sua dedicação rendeu-lhe a condecoração da Cruz Vermelha Real em 1883.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar