Avisos da Semana: 8 a 15 de dezembro de 2024

08-12-2024 17:19

Avisos da Semana

Semana de 8 a 15 de dezembro de 2024

01. Começou no dia 1 de dezembro um novo ano litúrgico, e com ele o tempo de Advento – que prepara o Natal deste ano 2024. A comunidade paroquial de Avanca faz também caminhada em sintonia com a nossa diocese e envolvendo também de forma especial todos os grupos de catequese. Esta caminhada terá como lema «Passos que nos levam a Jesus» procurando ajudar a catequese paroquial e as suas famílias a descobrirem na comunidade, o sentido de caminhar unidos e em sintonia, assim como ir ao encontro de quem mais precisa, através de atitudes e de gestos concretos. Nesta 2ª semana do Advento somos convidados a refletir na nossa vida o sermos “Anunciadores da Boa Nova”.

02. Neste domingo dia 8 de dezembro celebra-se a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – Dia Santo de Guarda, sendo também o aniversário da sagração do altar da Igreja matriz de Avanca. Nesse dia irão ser apresentados os novos acólitos, recentemente admitidos ao serviço da comunidade.

03. Neste domingo dia 8 de dezembro o Cónego Guimarães completa 70 anos de ordenação sacerdotal. Também o Padre Manuel Augusto celebra 30 anos de ordenação sacerdotal esta semana, na 4ª feira dia 11 de dezembro, dia em que se celebra também o 86º aniversário da restauração da Diocese de Aveiro (1938).

04. Também neste domingo dia 8 de dezembro a ‘Banda da Paróquia’, que esteve em todas as dioceses do país em 2022 e 2023, e um pouco por toda a parte, a preparar a Jornada Mundial da Juventude, e que esteve em Lisboa com o papa no verão do ano passado, vai proporcionar um Concerto de NATAL Solidário em Avanca, no Auditório do Centro Paroquial às 15.30 horas [três e meia da tarde] oferecendo assim uma tarde de domingo especial em família. A entrada é gratuita, apenas se pede – de forma livre, que cada pessoa traga um bem alimentar para doar. A iniciativa do concerto é da Liga dos Amigos do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca, por ocasião do seu 5º aniversário.

05. Celebra-se a memória litúrgica de Santa Luzia na 6ª feira dia 13 de dezembro, invocada na Capela Paroquial de Santa Luzia – na Areia. Haverá missa nesse dia na capela às 10 horas.

06. Irá ser lembrada solenemente no próximo Domingo a memória de Santa Luzia, ela que é invocada na Capela Paroquial de Santa Luzia, na Areia. Por isso, nesse domingo dia 15 de dezembro, haverá missa às 10 horas (e não no habitual horário das 8.30 horas) na Capela Paroquial de Santa Luzia, a que se seguirá a habitual procissão, caso o tempo permita.

07. Nestas semanas que antecedem a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. O momento de confissões na nossa comunidade paroquial com a presença de vários sacerdotes, é no dia 18 de dezembro (4ª Feira), na Igreja Matriz às 15 horas [três da tarde]. Estando presentes nesse momento vários padres, a demora vai ser pouca; e quando acabar o grupo de pessoas que se apresentaram para a confissão os senhores padres irão retirar-se. Nos cartazes da Igreja e das capelas está afixado o calendário para outras oportunidades de confissão.

08. Vai haver um Convivo Fraterno para Jovens, em Eirol a 27, 28 e 29 dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo ou junto da Secretaria Paroquial ou junto da Irmã Verónica. O encerramento deste convívio que vai decorrer em Eirol será no domingo dia 29 de dezembro às 21h no salão dos Bombeiros Voluntários de Fajões (Oliveira de Azeméis) com sarau e eucaristia final.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João Diogo [na 2ª feira – 9 de dezembro]; Nª Sª do Loreto [na 3ª feira – 10 de dezembro]; S. Dâmaso I, papa [na 4ª feira – 11 de dezembro]; Virgem Santa Maria de Guadalupe [na 5ª feira – 12 de dezembro]; S. Luzia, virgem e mártir [na 6ª feira – 13 de dezembro]; S. João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja [no sábado – 14 de dezembro]

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: Para ajudar as missões estão à venda na nossa paróquia: CALENDÁRIOS, ALMANAQUES E AGENDAS DAS MISSÕES. As pessoas interessadas em adquirir esses materiais poderão fazê-lo na secretaria paroquial de 2ª a 6ª ou na sacristia da Capela de S.ta Luzia - aos domingos no final da missa da manhã.

- lembrança #03: Na 1ª sexta-feira deste mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre para todo o mês de DEZembro: PELOS PEREGRINOS DA ESPERANÇA. Em cada dia do mês rezamos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.

- lembrança #04: o Núcleo de Avanca da Fraternidade Nuno Álvares, tem em marcha um projeto que pretende ajudar 9 famílias carenciadas de Avanca. O projeto “NATAL PARA TODOS” tem por objetivo recolha de bens alimentares não perecíveis, que dia 21 de dezembro serão entregues às nove famílias indicadas pela Conferencia Vicentina de Avanca. A Fraternidade Nuno Álvares estará no final das missas das capelas e da Igreja Matriz do fim-de-semana de 13, 14 e 15 de dezembro, para recolher as ofertas que as pessoas queiram trazer. Os pontos de recolha são também na Secretaria Paroquial e Junta de Freguesia de Avanca.

- No dia 9 de dezembro lembramos o Dia Internacional Contra a Corrupção. A data foi instituída pela ONU com a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a 9 de novembro de 2003. A Convenção entrou em vigor em 2005. O objetivo da data é consciencializar sobre a corrupção a nível mundial e enaltecer o papel da ONU no combate à corrupção. Neste dia incentiva-se à denúncia de corrupção, à divulgação da data nas redes sociais, à criação de ações e de eventos de combate à corrupção e à doação de fundos a favor dos mais desprotegidos. Portugal surge na 13ª posição dos países mais corruptos da União Europeia. A nível mundial, Portugal é o 61º país menos corrupto do mundo (dados de 2024), segundo a Agência de Transparência Mundial que analisa a corrupção anualmente em 170 países do globo. Os países nórdicos são os menos corruptos do mundo (1º Dinamarca, 2º Finlândia e 3º Suécia).

- No dia 9 de dezembro também lembramos o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade. Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão. É hábito nesta data realizarem-se diversas atividades que contribuem para a felicidade das pessoas e das famílias que vivem com deficiência, tudo no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.

- No dia 9 de dezembro também lembramos o Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio.  A data foi criada em 2015 pela ONU, marcando o dia 9 de dezembro o aniversário da adoção da convenção do genocídio, intitulada de Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, assinada em 1948. Os objetivos da data passam por chamar a atenção para a convenção do genocídio e o seu papel na prevenção e combate deste crime e por honrar todas as vítimas de genocídio. O genocídio é considerado um crime contra o Direito Internacional contrário ao espírito e aos fins das Nações Unidas e uma violação grave dos direitos humanos, que todo o mundo civilizado condena. Todos os 193 países membros da ONU são responsáveis por prevenir e por punir o crime do genocídio, cometido em tempo de guerra ou de paz.

- No dia 10 de dezembro lembramos também o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.

- No dia 11 de dezembro lembramos o Dia Internacional da UNICEF. A UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fomentar a defesa dos direitos das crianças e contribuir para o desenvolvimento destas. Ela rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, lutando por um mundo melhor para as crianças, que são o futuro da humanidade. Celebra-se a dia 11 de dezembro o Dia Internacional da UNICEF pois foi neste dia que se fundou este organismo, em 1946. Na sua origem esteve o desejo de ajudar as crianças europeias que sentiram na pele a crueldade da 2ª Guerra Mundial. Nos nossos dias, a UNICEF está em 193 países e territórios do mundo, tendo a sua sede em Nova Iorque.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar