Avisos da Semana: 8 a 15 de Outubro de 2023

09-10-2023 17:30

Avisos da Semana

Semana de 8 a 15 de Outubro de 2023

01. Neste sábado dia 7 de outubro celebramos a memória litúrgica de Nª Sª do Rosário; lembramos nas missas deste fim-de-semana as intenções pelos vários grupos que têm esta invocação de Nª Sª do Rosário por padroeira. A comunidade religiosa de irmãs que está a trabalhar agora em Avanca, a Conferência Vicentina, os Grupos de Espiritualidade Dominicana – ‘Rosaristas’ e ‘família Dominicana’, e também a nossa Irmandade. A irmandade está também a programar a celebração solene da sua padroeira – oportunamente serão dadas informações acerca do programa.

02. Encerramos neste dia 8 de outubro a Semana Nacional da Educação Cristã. Este ano a nota pastoral da comissão da educação cristã da conferência episcopal, realça que ‘é fundamental reavivar o entusiasmo com as gerações jovens, renovando o compromisso com uma Educação aberta e inclusiva, feita de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão, capaz de incidir no coração duma sociedade e fazer nascer a cultura do encontro, do projetar e caminhar juntos.’ Educar é, pois, amar e apontar caminhos.

03. Continua a série de sessões de Catequeses para todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. Estas sessões decorrem às 2ª e 6ªs feiras; todos estes encontros são às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

04. Há reunião esta semana da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 4ª Feira dia 11 de outubro, no Centro Paroquial às 21 horas [nove da noite].

05. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja/Murtosa, na 5ª Feira dia 12 de outubro, em Veiros, desde as 9.30 horas.

06. Vai também decorrer esta semana a 2ª reunião de preparação das catequeses jubilares para animadores da Equipa Arciprestal Estarreja-Murtosa, esta 6ª feira dia 13 de setembro, no Centro paroquial de Beduído (junto à Igreja Matriz) às 21.30 horas [nove e meia da noite].

07. Vai haver Assembleia Geral de todos os membros [de todas as mesas] da Irmandade do SS.mo Sacramento e Nª Sª do Rosário de Avanca no próximo Domingo dia 15 de outubro, às 17 horas [cinco da tarde], no Centro Paroquial.

08. Apenas para os Jovens que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro no próximo Sábado, às 18 horas {seis da tarde] no Centro Paroquial.

09. A abertura solene da catequese e a festa do acolhimento aos mais novos está marcada para o dia 21 de outubro na Igreja Matriz às 16.30 horas [quatro e meia da tarde]. Vai ser uma celebração onde todos os grupos da catequese terão uma especial participação. Todas as pessoas que o desejarem podem participar, e de uma forma especial as famílias das crianças, adolescentes e jovens da catequese que retomam a sua participação na vida da comunidade. Nesse dia, também acolhemos festiva e solenemente na nossa paróquia, a comunidade de religiosas ‘Aliança de Santa Maria’ que iniciou os seus trabalhos na nossa paróquia no arranque de outubro.

10. A Junta de Freguesia de Avanca, pede para avisar que, está a organizar um passeio sénior para cidadãos residente na Freguesia, com idade igual ou superior a 65 anos.  O passeio  realizar-se-á no dia 20 do corrente mês de Outubro e  as inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia todos os dias, em horário de expediente e tem o custo de 20,00€ por cada pessoa.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Santos Dinis, bispo, e Companheiros, mártires; S. João Leonardo, presbítero; B. João Newman, bispo [na 2ª feira – 9 de outubro]; S. João XXIII, papa [na 4ª feira – 11 de outubro]; S. Calisto I, papa e mártir [no sábado – 7 de outubro]; Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja [no domingo – 8 de outubro]

- A Catequese Paroquial iniciou progressivamente os seus trabalhos na 2ª metade do mês de setembro, após o arranque das aulas nas várias escolas, tendo em conta as orientações e informações dadas aos pais de cada Grupo de Catequese. O TRABALHO DE GRUPO DE CADA ANO DA CATEQUESE reunindo crianças, adolescentes e jovens com os seus catequistas; as reuniões decorre no Centro Paroquial.

  • :: 2ª feira: Grupo do 4º ano às 17.00 horas

    :: 3ª feira: Grupo do 2º ano às 17.00 horas

    :: 3ª feira: Grupo do 10º ano às 17.30 horas

    :: 4ª feira: Grupo do 1º ano às 17.00 horas

    :: 6ª feira: Grupo do 5º ano às 17.00 horas

    :: 6ª feira: Grupo do 7º ano às 17.00 horas

    :: 6ª feira: Grupo do 6º ano às 18.00 horas

    :: Sábado: Grupo do 3º ano às 09.30 horas

    :: Sábado: Grupo do 8º ano às 09.30 horas

    :: Sábado: Grupo do 9º ano às 14.30 horas

    :: Sábado: Grupo do 11º ano às 14.30 horas

> Outros acertos e retificações acontecerão até meados do mês de outubro.

- Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começa esta semana a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2024. Acolhamos com estima e colaboremos.

- Neste mês outubro, estamos o chamado mês missionário. A mensagem deste mês vai no sentido de irmos ao encontro do sentimento dos discípulos de Emaús: “Corações ardentes, e pés ao caminho”, tema que o papa irá desenvolver especialmente para o Domingo 22 de outubro – Dia Mundial das Missões e que antecede a Semana das Missões – semana esta também centrada neste tema a partir da passagem do evangelho de São Lucas no episódio do caminho para Emaús. O papa refere: “Aqueles dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado.”

- Mês de outubro é também mês do Rosário. Entre as imagens mais antigas da nossa Igreja Matriz está a de Nª Sª do Rosário, exortada popularmente num dos seus altares laterais. A Virgem Maria nesta invocação, é padroeira da Irmandade. A Capela de Santa Luzia na Areia era antes dedicada a Nª Sª do Rosário. Vizinho da mesma, Egas Moniz mandou fazer em Paris (França) uma imagem de Nª Sª do Rosário ao então promissor escultor Maurício de Almeida – natural de Pardilhó, seu protegido e que desapareceu prematuramente. Isto significa que a devoção a Nª Sª do Rosário é muito forte -mesmo antes das aparições aos pastorinhos na Cova da Iria, onde Nª Senhora disse a Lúcia que era a Senhora do Rosário. Também a Conferência Vicentina a tem como padroeira, para além do especial lugar que ocupa nos grupos e congregações de espiritualidade dominicana. Esta semana a memória litúrgica de Nª Sª do Rosário é celebrada especialmente no sábado, dia 7 de outubro; lembraremos esta invocação de Nª Sª do Rosário na missa desse dia. A irmandade está a programar a celebração solene da sua padroeira – oportunamente serão dadas informações acerca do programa.

- Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas apenas até 15 de outubro as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar as atividades desenvolvidas pelo grupo de escuteiros neste ano 2023-24. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento.

- Tempo especial – decorre em Roma entre 4 e 29 de outubro, a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo - mas o processo sinodal, que começou em 2021, vai continuar em 2024. Lembramos nas nossas orações as intenções do Santo Padre pela Igreja, para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando-se guiar pelo Espírito Santo em direção às periferias do mundo.

- Nesta próxima 2ª feira dia 9 de outubro ocorre o Dia Mundial dos Correios. A data internacional dos correios celebra-se no dia 9 de outubro, devido a ter sido neste dia que, em 1874, aquando da assinatura do Tratado de Berna, as administrações postais uniram esforços e criaram a União Postal Universal, começando a maior rede de distribuição física do mundo. Portugal é um dos 22 países membros fundadores da União Postal Universal (UPU). Os envios de mensagens remontam aos fenícios e cretenses, com envios aéreos por pombos e andorinhas, mas os pioneiros do correio postal foram os chineses. Em Portugal, a Carta de Correio Mor de 1520 é o mais antigo documento dos correios públicos de que há existência. Os correios continuam a ter uma importância vital na sociedade, sendo extremamente úteis no envio de informação e mercadoria entre cidades, países e continentes. Eles são um canal de comunicação e de contacto entre pessoas muito importante. São também um elemento fulcral na economia, facilitando as trocas comerciais. A título de exemplo, em Portugal, todos os dias são entregues mais de 4,5 milhões de cartas.

- Nesta próxima 3ª feira dia 10 de outubro ocorre o Dia Mundial da Saúde Mental. Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia. Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde. As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

- Nesta próxima 3ª feira dia 10 de outubro ocorre também o Dia Mundial Contra a Pena de Morte. A data pretende defender a peça central dos direitos humanos – o direito à vida – sensibilizando os países contra a pena de morte. Dia Mundial Contra a Pena de Morte foi criado em 2003 por iniciativa conjunta de organizações não governamentais, governos e organizações jurídicas. A Organização das Nações Unidas repudia a legalidade e o uso da pena capital, assim como a União Europeia. Portugal foi o líder na abolição da pena de morte, já que foi o primeiro país do mundo a abolir a pena capital na Lei Constitucional, após a reforma penal de 1867. Até há sete décadas, somente 14 países tinham abolido a pena de morte. Atualmente, 82% dos países suspenderam ou aboliram a pena de morte. O Direito Internacional delimita a aplicação da pena de morte para "a maioria dos crimes graves", o que circunscreve o seu uso ao crime de homicídio intencional.

- Nesta próxima 4ª feira dia 11 de outubro ocorre o Dia Internacional da Rapariga. A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas, através da Resolução 66/170, com o objetivo de promover a proteção dos direitos das raparigas de todo o mundo e de acabar com a vulnerabilidade, a discriminação e a violência que estas sofrem. Em 2012 celebrou-se a data pela primeira vez. Muitas raparigas continuam a ser impedidas de estudar e são obrigadas a casar pelas famílias. Para chamar a atenção sobre os problemas, por todo o mundo realizam-se atividades neste dia que visam promover os direitos das raparigas e das adolescentes. Dados mundiais sobre as raparigas: existem 1,1 mil milhões de raparigas no mundo; uma em três raparigas casa antes dos 18 anos nos países em desenvolvimento, o que aumenta a probabilidade de violência pelo parceiro; 700 milhões das mulheres de hoje casaram antes dos 18 anos e um terço destas casou antes dos 15 anos; as raparigas pobres têm 2,5 vezes mais hipóteses de casar na infância do que as raparigas ricas; 7 milhões de raparigas menores engravidam por ano nos países em desenvolvimento; 40% das gravidezes não são planeadas, com grande parte deste número a resultar de violações; mais de 3 milhões grávidas não têm acesso a planeamento familiar e cerca de 40% das jovens procuram contracetivos sem êxito; entre 100 a 142 milhões de raparigas terão sido submetidas a mutilação genital; 31 milhões de raparigas em idade de escola primária e 34 milhões em idade do secundário não vão à escola.

- Nesta próxima 5ª feira dia 12 de outubro ocorre o Dia Mundial da Visão. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde e celebrada anualmente na segunda quinta-feira de outubro, chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual. O objetivo geral de várias iniciativas do Dia Mundial da Visão é prevenir problemas visuais, proteger e tratar da visão das pessoas. Dados sobre a visão: 285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave; 90% destas pessoas vivem em paises em desenvolvimento; 65% destas pessoas têm mais de 50 anos; cerca de 40 milhões de pessoas são cegas; a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo; 80% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada.

- Nesta próxima 5ª feira dia 12 de outubro ocorre também o Dia Mundial da Artrite (das Doenças Reumáticas). A data foi criada em 1996 pela Artrite e Reumatismo Internacional (ARI - Arthritis and Rheumatism International). Os objetivos do Dia Mundial da Artrite reumatoide passam por chamar a atenção para a doença e por promover os direitos dos doentes na sociedade. A artrite afeta milhões de pessoas em todo o mundo mas não é uma prioridade dos governos. Na Europa são mais de 120 milhões de pessoas que sofrem de artrite, uma doença silenciosa que ataca principalmente as mulheres. A artrite é uma doença inflamatória de causas desconhecidas que atinge as articulações e os órgãos internos, como o coração, rins e pulmões, condicionando todos os movimentos da pessoa. A artrite reumatoide é mesmo a primeira causa de incapacidade temporária.

- Nesta próxima 6ª feira dia 13 de outubro ocorre o Dia Internacional para a Prevenção das Catástrofes Naturais. Originalmente celebrado na segunda quarta-feira de outubro, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes passou a ser celebrado anualmente a 13 de outubro em 2009, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data foi criada em 1989 com o intuito de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas protetivas relativamente aos desastres naturais. Neste dia os países e os cidadãos são convidados a fazerem parte da edificação de uma comunidade mais resiliente a desastres naturais. Prevenção, mitigação e preparação são os motes do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. “Viver para contar” é o tema do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes de 2016, com o objetivo de diminuir a mortalidade em catástrofes naturais e criadas por ação do homem. Mais de 90% das catástrofes naturais mundiais estão relacionadas com a água: ao seu excesso ou à sua falta. No caso de Portugal, as cheias foram o desastre natural que mais morte provocou no século XX.

- Nesta próxima 6ª feira dia 13 de outubro ocorre também o Dia Mundial da Trombose. O Dia Mundial da Trombose foi criado em 2014 pela International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) em resposta aos pedidos dos membros para fosse criado um dia global de conscientização sobre trombose. Liderados por um comitê diretor científico global, mais de 175 organizações em todo o mundo participaram da primeira comemoração, aumentando a visibilidade necessária da condição por meio de eventos especiais, fóruns educacionais, ampla cobertura dos media e media social. A data escolhida, dia 13 de outubro, é aniversário de Rudolf Virchow, pioneiro na fisiopatologia da trombose. Médico, patologista, biólogo e antropólogo alemão, Virchow desenvolveu o conceito de “trombose” e avançou na compreensão dessa condição. A campanha procura aumentar a conscientização global sobre a trombose, incluindo suas causas, fatores de risco, sinais/sintomas, prevenção e tratamento baseados em evidências. Em última análise, trata-se de um esforço para reduzir a morte e a incapacidade causadas pela doença. A trombose é caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar a obstrução e inflamação na parede do vaso, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. Considerada uma causa de morte global, a trombose é causa de mortalidade de 1 a cada 4 pessoas no mundo, por complicações da doença. Os membros inferiores são os locais mais comuns de trombose e os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local, dor nas pernas. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.

- Neste próximo sábado dia 14 de outubro ocorre o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O objetivo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é unir esforços nos cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento (18 milhões de pessoas morrem em dor e sofrimento todos os anos). Discutir os cuidados paliativos e reunir fundos são outros fins desta data. Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes em estado terminal, com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada, em internamento ou no domicílio. O tema do dia em 2016 foi: “Viver e morrer em dor: não tem que acontecer”. Em Portugal realizam-se congressos no Algarve, em Lisboa e em Tondela. Os eventos podem ser conhecidos no site da Worldwide Palliative Care Alliance (Aliança Mundial para os Cuidados Paliativos), a entidade que organiza esta data.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar