Avisos da Semana: 9 de Maio de 2021

09-05-2021 15:58

Semana de 9 de Maio de 2021

01. No próximo Domingo, dia 16 de Maio, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças do 4º ano. Já foi dito que a celebração desse dia é exclusivamente para as crianças que fazem a comunhão, seus pais e alguns familiares – a lotação da Igreja é muito limitada e só as crianças da primeira comunhão são 45. Que ninguém pense, a não ser os familiares das crianças combinados, em participar nesta celebração pois o acesso é condicionado e deveremos assim colaborar com os pais e catequistas no decorrer sereno e digno da celebração. Pedimos assim às pessoas que nesse dia procurem outra missa – outra das que estão disponíveis na paróquia. A celebração será transmitida online, nas redes sociais que a paróquia tem na internet. Pedimos assim a compreensão de todos, mas foi essa a melhor forma encontrada. As crianças irão juntar-se às 10 horas [dez da manhã], junto a ‘galeria das plantas’ - na entrada para o auditório, para os catequistas poderem organizar um pequeno cortejo e irmos depois para a porta principal da Igreja, de forma a que a missa comece mesmo às 10.30 horas [dez e meia da manhã].

02. Durante a próxima semana vai haver ensaios às 18 horas [seis da tarde] das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão. As crianças devem vir sempre, pois os ensaios sendo tão poucos, ninguém pode ficar de fora.

03. Vai haver esta semana tempo de confissões desta vez para os pais e familiares das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão; 6ª Feira dia 14 de Maio, às 16 horas [quatro da tarde]; depois, no Sábado dia 15 de Maio, às 9.30 horas [nove e meia da manhã].

04. Continua a devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia::

2ª Feira/dia 10 de Maio: São Sebastião | Pinheiro | Sobreiro

3ª Feira/dia 11 de Maio: Seixo | Valada | Grupo do Imaculado Coração de Maria

4ª Feira/dia 12 de Maio: Rua Nova | Gonde

5ª Feira/dia 13 de Maio: Arcã | Submoinhos

6ª Feira/dia 14 de Maio: Jovens do 10º e 11º anos | Jovens Grupos Paroquiais (p/Troca)

Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

05. Era costume fazer por volta de 13 de maio uma procissão de velas por ruas da nossa terra, só que devido às circunstâncias ainda não é nem permitido pela diocese, nem aconselhável nem sensato fazê-lo. Iremos unir-nos nesses dias - de forma especial, às celebrações no santuário de Fátima onde inclusive estarão voluntários da nossa terra de apoio aos peregrinos. No dia 13 de Maio o Papa Francisco escolheu o Santuário de Fátima para a partir dele presidir à recitação do terço à escala mundial. O Papa exorta a Igreja dizendo a certa altura: "Guiados pelos Santuários espalhados no mundo, neste mês de maio, rezemos o Terço para invocar o fim da pandemia e a retoma das atividades sociais e profissionais". Desta forma 30 Santuários, representativos de todo o mundo, estão a conduzir a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio numa maratona de oração com o tema: "De toda a Igreja subia incessantemente a oração para Deus", a invocar o fim da pandemia.

06. Vai haver reunião da Equipa do Clero Inter-arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 5ª Feira dia 13 de Maio, em Canelas, desde as 9.30 horas.

07. Na próxima 4ª feira dia 12 de Maio celebramos a memória de Santa Joana Princesa, padroeira da nossa diocese. Santa Joana - sendo a padroeira da nossa diocese de Aveiro, devemos ter para com ela uma devoção particular, pedindo-lhe graças – faz este ano 328 que foi beatificada. Só assim será possível a sua canonização, se houver milagres por sua intercessão, o que só é possível pela oração. Este ano a missa na Sé é às 16 horas. A diocese de Aveiro assinala que, pelo segundo ano consecutivo, celebram “sem manifestação pelas ruas da cidade”, mas este ano destaca-se o lançamento de “cópia fiel” de dois documentos que vão ser apresentados pelas 17.30 horas. A Diocese de Aveiro vai transmitir a celebração da Eucaristia e a apresentação da obra, a partir da Sé. Santa Joana, princesa da Casa de Avis, Joana (1452-1490), filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro, onde esteve até à sua morte. Tendo em conta a devoção que inspirou no povo, foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.

08. Tem início este Domingo dia 9 de Maio (até dia 16 de Maio) a “Semana da Vida 2021”, subordinada ao tema “A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos". “No contexto de pandemia que temos vivido, a nossa vida foi marcada por tantas privações e dificuldades, veio mostrar-nos de forma mais clara a nossa fragilidade, mas por outro, conduziu-nos a saborear a vida como um bem tão precioso”. A Igreja Católica em Portugal convida-nos  a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família”, e não deve se limitar a apenas alguns dias, mas deve ser “um caminho que se abre a que sejamos capazes de não ficarmos estagnados, mas a encetarmos um caminho feito de entusiasmo e alegria, onde a rotina dá lugar à surpresa, onde o lamento dá lugar à esperança, onde a coragem é mais forte que o desânimo, onde o encontro quebra a solidão, onde o tocar a vida nos conduz ao cuidado”.

09. Prosseguem os Encontros de Catequese com o grupo do “Caminho Neocatecumenal”. As catequeses decorrem às 2ª.s e 6ª.s feiras às 21.30 horas [nove e meia da noite]. Estão todos convidados.