Avisos da Semana de 19 a 26 de Maio de 2013

20-05-2013 12:42

Semana de 19 a 26 de Maio de 2013

1. Há reunião dos membros da Fraternidade Dominicana, este Domingo, dia 19 de Maio, às 15 horas [três da tarde] no Centro Paroquial.

2. Continuamos esta semana a devoção do mês de Maio às 21 horas [nove da noite], na nossa Igreja Matriz. Celebramos sempre a missa logo a seguir. A organização do terço fica distribuída assim:

2ª Feira/dia 20 de Maio: bandeira | Outeiro da bandeira | fojo;

3ª Feira/dia 21 de Maio: Lombão | Estrada | Equipas de nossa senhora;

4ª Feira/dia 22 de Maio: Água levada | Macieria | cursos de cristandade;

5ª Feira/dia 23 de Maio: Seixo | Valada

6ª Feira/dia 24 de Maio: Acólitos | Ministros extraórdinários da comunhão

Sábado e Domingo o terço será recitado de forma mais simples meia hora antes da missa da tarde e da noite, destacando assim a importância da Eucaristia.

3. Vai realizar-se novamente esta semana um Tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) para pais, padrinhos e familiares das crianças que irão fazer a sua primeira comunhão. As confissões serão na 6ª Feira, dia 24 de Maio, das 18 às 19.30 horas [das 6 às 7 e meia da tarde] e Sábado, dia 25 de Maio das 9.30 às 10. 30 horas, na Igreja Matriz. É importante que os pais estejam, pois vai haver um conjunto de gestos significativos entre pais e filhos. As crianças poderão vir com os pais na 6ª Feira ou no Sábado.

4. Neste Domingo, dia 19 de Maio, solenidade de Pentecostes, a nossa comunidade paroquial acolhe em Festa os adolescentes do 9º ano da catequese na sua Profissão de Fé, que se realiza na eucaristia da 11 horas. Congratulamo-nos com as suas descobertas e com a sua caminhada de amadurecimento (são 35 adolescentes nos quais se depositam muitas esperanças), ao mesmo tempo que, juntamente com pais e padrinhos, queremos todos renovar a nossa atenção ao testemunho e acompanhamento a dar.

5. Vai realizar-se mais uma edição do Sarau dos Convivas Fraternos; é já no próximo Sábado, dia 25 de Maio, tendo como tema: "Expressa a tua fé!" e irá decorrer no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, às 22 horas [dez da noite], a seguir à missa. Toda a comunidade e família conviva estão convocadas! A entrada é livre. Haverá nessa ocasião uma venda de rifas e outras iniciativas cujas receitas reverterão a favor dos Cuidados Continuados e do novo Lar. Ajudemos a ajudar...

6. O Centro Paroquial e Social de Avanca pede para informar todas as famílias interessadas, que até ao final do mês de Maio estão abertas as novas inscrições para Creche, Jardim-de-Infância e Centro de Actividades de Tempos Livres. Também até ao final do mês de Maio os pais devem renovar a matrícula dos seus filhos nestas respostas sociais do centro paroquial.

7. Deste fim-de-semana a 15 dias, no primeiro Domingo do próximo mês, dia 2 de Junho – este ano solenidade do “Corpo de Deus”, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças do 3º ano da catequese paroquial. Rezemos, de forma especial, por elas e por suas famílias.

8. Acaba este domingo, 19 Maio, a “Semana da Vida” iniciada há oito dias atrás. O lema da semana – “Dá mais vida à tua vida!” – acorda em nós a consciência de que a vida é o maior e mais precioso dos dons. Mas também desperta e mobiliza para a urgente necessidade de uma nova postura: sendo a vida, hoje, tão depreciada, ameaçada e destruída, urge parar esta cultura de morte, instaurando, em seu lugar, uma sólida cultura da vida. A Semana da Vida corresponde ao apelo do Papa João Paulo II, de uma celebração anual em defesa da vida, com o objectivo de suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e nas sociedades, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto, da eutanásia e das confusões e distúrbios geradas no seio da instituição familiar.

9. O espectáculo Musical com o título: “Como tudo começou”, organizado pelos membros do 11º ano da catequese da nossa paróquia no passado Sábado, dia 4 de Maio entregou, para as Cuidados Continuados e Novo Lar, 1.110,00 euros [mil cento e dez euros]. Os nossos agradecimentos.

10. Evocando os 25 anos de diaconado permanente na nossa diocese, haverá, neste domingo dia 19 de Maio, às 19 horas [sete da noite], na Sé de Aveiro uma celebração eucarística presidida pelo nosso Bispo na qual serão instituídos no ministério de acólito os candidatos ao diaconado permanente. Lembramos na nossa oração, todos aqueles que de forma particular aceitaram o desafio este ministério do Sacramento da Ordem.

11. Lembramos que no dia 10 de Junho decorre no Santuário de Fátima, mais uma Peregrinação Nacional das Crianças. Ainda há possibilidade de inscrição para aqueles que quiserem participar, podendo-o fazer na Secretaria Paroquial ou junto do Vítor Oliveira, sacristão da igreja.

Desejos de Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial