Avisos da Semana Semana de 12 a 19 de Agosto de 2012

13-08-2012 15:53

Avisos da Semana

Semana de 12 a 19 de Agosto de 2012

 

1. Nesta próxima semana, na 4ª Feira, dia 15 de Agosto, vamos ter um feriado que é dia Santo de Guarda: a Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Neste dia o horário das missas será como ao Domingo, às mesmas horas. Não vai haver missa na capela paroquial de Santa Luzia de manhã às 8.30 horas, porque às 10 horas haverá missa campal em Fontela, junto à na capela de Nossa Senhora da Saúde. Na véspera deste feriado, vai haver missa antecipada na Igreja Matriz às 21 horas [nove da noite]. Haverá também uma procissão de velas às 21 horas [nove da noite], desde a capela paroquial de Santa Luzia até à capela de Nossa Senhora da Saúde.

 

2 Haverá eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), na 3ª Feira, dia 14 de Agosto, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores do Centro Paroquial.

 

3. No próximo Domingo, dia 19 de Agosto, a partir da 12 horas [meio dia], o grupo dos Cursistas de Cristandade vai organizar mais uma iniciativa de angariação de fundos para a obra dos Cuidados Continuados e do novo Lar de Idosos, a que chamamos “Festa da Chanfana e da Fêvera Estufada”. Tem todo o interesse que os participantes adquiram os ingressos durante esta próxima semana, na secretaria paroquial, ou junto de membros dos Cursos de Cristandade, até para podermos fazer previsão e cálculos, não deixando que nada se estrague.

 

4. Neste novo número do jornal paroquial “Notícias de Avanca”, que será distribuído durante a próxima semana, foi lançada uma nova iniciativa em favor da obra dos Cuidados Continuados e do novo Lar de Idosos. Enquanto que as obras do Centro Paroquial foram feitas ao longo de 15 anos, a actual obra vai fazer 2 anos, a 25 de Setembro, que foi adjudicada. A velocidade duma e doutra é completamente diferente. Mesmo que o estado nos dê, para os Cuidados Continuados e para o lar, 1.326.000 [um milhão, trezentos e vinte e seis mil euros], esta comparticipação é menos de um terço do valor global da obra. Os outros dois terços, perto de três milhões de euros, por mais iniciativas que façamos, não conseguem dar resposta para acompanhar o volume das despesas e o cumprimento das obrigações com o empreiteiro, em tão pouco tempo, e ainda por cima nesta época de profunda crise, que a todos atingiu. Uma maneira de ajudar a obra seria emprestar dinheiro ao Centro Paroquial, com o compromisso de devolver o dinheiro emprestado, dentro de um período relativamente curto. O Centro Paroquial candidatou-se a um empréstimo em que o estado diz garantir “fazer boas condições para as instituições que estejam a fazer obras sociais”, apoiadas pelo próprio estado. Em qualquer dos casos, se houvesse um número significativo de pessoas que emprestassem dinheiro, seria muito melhor, porque mesmo que pagássemos juros bonificados é sempre mais do que o dinheiro nos rende nos bancos, ainda com agravante do estado ficar com 25 % do valor dos juros. O Centro Paroquial como está isento do pagamento dessa taxa de 25% tem sempre vantagem sobre particulares. Emprestar dinheiro é ajudar a obra que está a ser feita duma maneira significativa.

 

5. Os paroquianos de Avanca, no final do ano passado, foram interpelados, tendo, nós, batido a todas as portas, para darem uma ajuda para a obra. Não é possível falar com todos os emigrantes a pedir o mesmo. Quero no entanto apelar à generosidade e boa vontade dos nossos emigrantes que puderem contribuir, que o façam para podermos levar por diante esta obra. Bem-haja a todos!

 

6. Nos dias 29 e 30 de Setembro decorre no Santuário de Fátima, mais uma Peregrinação Nacional das Rosaristas. Está abertas as inscrições para todos aqueles que quiserem participar, podendo fazer a sua inscrição na Secretaria Paroquial ou junto da Regina Oliveira.

 

Desejos de Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

Voltar