Avisos da Semana: Semana de 2 a 9 de Abril de 2023

03-04-2023 11:12

Avisos da Semana

Semana de 2 a 9 de Abril de 2023

01. Neste fim-de-semana de 1 e 2 de abril, a Conferência Vicentina de Avanca faz o seu peditório anual de primavera – antes da Páscoa - no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo poderá ser feito em dinheiro e/ou géneros. Sejamos generosos.

02. Vai haver uma Assembleia Geral Extraordinária e urgente de todos os membros [de todas as mesas] da Irmandade do SS.mo Sacramento e Nª Sª do Rosário de Avanca neste Domingo dia 2 de abril, às 17 horas [cinco da tarde] no Centro Paroquial.

03. Aproveitemos os últimos dias antes da celebração pascal para sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação ou do Perdão. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 3 de abril. De manhã, as confissões começam às 9 horas e vão até às 12 [meio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

04. Vai também haver confissões de manhã, na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 4 de abril. As confissões começam às 9.30 horas da manhã e vão até às 10.30 horas e estarão apenas os padres da nossa paróquia.

05. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa, dia 6 de abril na Igreja Matriz – para um cristão consciente esta é uma celebração essencial. Na 6ª Feira Santa, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também haver a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. Na 4ª feira da Semana Santa dia 5 de abril, irá haver a Via Sacra representada ao vivo por crianças e jovens da nossa comunidade paroquial, na Igreja Matriz às 21 horas [nove da noite]. No próximo Sábado (Sábado Santo), como todos sabem e como é lógico, não há missa às 16.30 horas, mas apenas e só às 21 horas [nove da noite] onde se celebrará a Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.

06. Decorre esta semana o Encontro de preparação para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram nestes meses até finais de maio; será na 2ª Feira, dia 3 de abril, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

07. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, será antecipada meia hora da hora habitual, ficando para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas.

08. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão no compasso da Visita Pascal, na próxima 6ª feira –feriado de 6ª feira Semana Santa dia 7 de abril, às 15.30 horas [três e meia da tarde] no Centro Paroquial.        

09. A catequese paroquial interrompe neste Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 2 e 16 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira dia 17 de Abril. Exceptuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

10. De forma a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2023 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos ou ao sacristão da Igreja - Vítor Oliveira

11. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques nessta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Início da Semana Santa com a celebração do Tríduo Pascal [na 5ª feira Santa, na 6ª feira Santa e no Sábado da Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor Jesus]

- No domingo dia 26 de março mudou a hora. Entramos assim na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorre, serão acertados, na sua grande maioria a partir deste Domingo dia 26 de março, os horários das celebrações. Assim, desde 27 de março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz são às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já a partir deste Domingo dia 26 de Março.

- Na 6ª feira dia 7 de abril: é a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de abril: por uma cultura da não violência. Rezemos pela maior difusão de uma cultura da não-violência, que implica um cada vez menor recurso às armas, seja da parte dos Estados, seja da parte dos cidadãos.

- Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será metade para o Fundo de Socorro Social da Diocese para aliviar as despesas que estão em aumento nos agregados mais pobres, fruto da inflação e de uma desigualdade económica crescente entre nós; e os restantes 50% para o Sudão do Sul, um dos países mais pobres do mundo. É bem significativo o gesto de uma criança que, na recente viagem do Papa Francisco a este país, deu ao Papa uma nota de 0,007 de dólar – sinal de que os pobres do pouco que têm experimentam a alegria de repartir.

- Nesta 6ª feira dia 7 de abril ocorre:

 - o Dia Mundial da Saúde: O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

- o Dia Nacional dos Moinhos. Uma iniciativa de alcance nacional com o único objetivo de chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. Promovida desde 2007 pela Etnoideia esta iniciativa tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia sendo divulgada internacionalmente por todo o mundo.

- Neste Sábado dia 8 de abril ocorre o Dia Internacional da Etnia Cigana. O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida pela comunidade cigana, a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho. As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspetos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nómada.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar