Avisos | Informações Paroquiais | 17 a 24 de Maio de 2020

20-05-2020 16:40

17 a 24 de Maio de 2020

01. Continuam suspensas, de uma forma geral, até 29 de Maio todas as catequeses de grupo, reuniões, formações e encontros presenciais na vida da comunidade paroquial. Regressamos de forma progressiva à vida familiar e comunitária da nossa paróquia de Avanca no dia 30 de maio com as missas comunitárias -ao fim-de-semana e à semana na Igreja Matriz e nas capelas.

02. Todas as pessoas com mais de 65 anos estão dispensadas do preceito da eucaristia dominical, o que não impede cada um tenha em casa um momento de oração dominical, pessoal e em família.

03. A participação nas missas comunitárias à semana e ao fim-de-semana na Igreja Matriz e nas capelas terá que acontecer com medidas próprias de prevenção sanitária. Haverá locais de entrada e saída em cada celebração, com pessoas a fazerem o acolhimento e a darem instruções para a participação – pedimos que estejam atentos e sejam todos colaborantes nessa situação. De uma forma geral, lembramos que as pessoas:

- Trarão a sua máscara e ao entrarem na Igreja esta deverá estar convenientemente colocada, desinfectando à entrada as mãos com produto próprio disponibilizado;

- Guardarão a distância social de segurança, ocupando na igreja apenas e somente os lugares com uma marca nos bancos (podendo sentar-se me cima dessa marca);

- Utilizarão máscara durante toda a celebração, exceptuando o momento de receber do sacerdote (ou do ministro extraordinário) a comunhão;

- Para o momento da comunhão, todos os que estiveram preparados para tal, deverão dirigir-se apenas e só ao corredor central para aguardar a sua vez de receber a comunhão, guardando a distância conveniente e saindo para os seus lugares pelo corredor lateral da igreja;

04. Pede-se aos fiéis que estão ou se sentem doentes que não se dirijam à missa, no respeito pelas diretivas das autoridades de saúde. Logo que possível, o serviço dos Ministros Extraordinários da Comunhão será disponibilizado após medidas e orientações próprias, podendo aí receber a comunhão em suas casas.

05. A partir de (Sábado) 30 de Maio os horários das missas, que não sendo os habituais para esta época, estão no entanto enquadrados na situação que atravessamos, serão os seguintes:

- Ao Sábado, e apenas na Igreja Matriz, haverá eucaristia comunitária às 16.30 horas (quatro da tarde) e às 20 horas (oito da noite).

- Ao Domingo,

:: na Igreja Matriz, haverá eucaristia comunitária às 11 horas (onze de manhã) e às 19 horas (sete da noite).

:: na Capela Paroquial de Santa Luzia (Areia), haverá eucaristia comunitária às 8.30 horas (oito e meia da manhã);

:: na Capela Paroquial de Santa Ana (Água Levada), haverá eucaristia comunitária às 10 horas (dez da manhã);

- À semana, e apenas na Igreja Matriz, haverá eucaristia comunitária às 19.30 horas (sete e meia da noite). As capelas, até novas orientações, não terão missa à semana.

06. As celebrações na Igreja Matriz de Sábado às 16.30 horas e de Domingo às 11 horas serão transmitidas através dos meios digitais disponíveis – estando essa informação oportunamente disponível no sítio da paróquia e Avanca nas redes sociais e na sua página da internet.

07. A catequese irá regressar no mês de Junho, sendo avisado oportunamente nas celebrações e divulgado nos espaços de informação paroquial. Sobre as perguntas: ‘quem’ regressa, ‘quando’, ‘como’ e ‘até quando’, iremos dar essa informação mais adiante.

08. Relativamente aos funerais, as exéquias cristãs irão ser celebradas apenas na Igreja com a presença dos familiares – para onde irá o féretro meia hora antes da hora marcada, permanecendo sempre fechado, e onde serão seguidas as normas de segurança, mantendo sempre as orientações da distância social. Após a cerimónia o féretro seguirá no carro fúnebre até ao cemitério (evitando concentrações de pessoas) onde se concluirão as exéquias com uma breve oração.

09. Neste momento, o plano de atividade da comunidade paroquial está a ser reelaborado mediante várias reuniões com as equipas de trabalho e serviço, sendo que as atividades inicialmente previstas para os meses de março, abril, maio e junho deste ano foram e continuam suspensas, por motivos demais conhecidos. Estamos a fazer, no que se refere à vida da nossa comunidade cristã, todos os esforços para retomar alguns dos ritmos de atividade. A nossa paróquia, desde 13 de março e durante as várias fases da crise pandémica até hoje, prestou assistência - através do Centro Paroquial e Social, a muitas famílias e pessoas da comunidade, e esteve envolvida - a vários níveis, com a Direcção Geral de Saúde, a Câmara Municipal de Estarreja, bem como com outros parceiros dos mais variados sectores, no controlo pandémico e na implementação das medidas de superintendência sanitária.