Avisos | Informações Paroquiais | 29 de Março 2020

29-03-2020 16:13

Avisos da Semana

29 de Março de 2020

Ao entrar na V semana da Quaresma

Mensagem à Comunidade Cristã de Avanca

Entramos hoje numa semana que nos aproxima da Paixão de Jesus. O sofrimento de Jesus ainda foi maior que o nosso sofrimento - que estamos a viver. Vivemos juntos esta tragédia que se abateu sobre o mundo. Esta Quaresma esta a ser uma Quaresma diferente. Tivemos que renunciar a mil coisas que gostávamos de fazer, mas que são importantes para salvar a nossa saúde, a saúde da família e de todos. A experiência de vivermos confinados nas nossas casas em família mais próxima, é uma experiência nova e diferente. Aquilo que os documentos do Concílio Vaticano II dizem é que “a família é igreja doméstica”, e isto significa que nós em família temos que viver o mesmo que se vive e faz em Igreja, na comunidade cristã mais alargada, e que se pode resumir a três coisas. Primeiramente, saber ler estes sinais, que fazem parte dos “sinais dos tempos” de que falava o papa João XXIII - nada acontece por acaso. Despois há que renovar os laços familiares. E por fim, trabalhar a experiência da oração em família (dizíamos muitas vezes que não havia tempo para rezar e agora temos muito tempo e vagar) A Diocese de Aveiro tinha e tem estes desafios no seu plano pastoral para este ano. Deus não abandonou a Humanidade, apesar de haver neste mundo quem tenha resposta para tudo (e vê-se agora que afinal não há resposta para ‘nada’… ). Este sofrimento está ligado a morte de deuses que a sociedade moderna criou e que vão desde a riqueza, o futebol, a vaidade… e outras coisas. É que depois da morte haverá a Ressurreição. O mundo deverá ser diferente e mais positivo. Os padres da Paróquia de Avanca vivem convosco este final atribulado de Quaresma e aguardam também convosco a Ressurreição de Cristo e a nossa própria Ressurreição.

Pe. José Henriques, Reitor de Avanca

Pe. Manuel Augusto, Vigário Paroquial de Avanca

01. Continuam suspensas de uma forma geral, até novas orientações, todas as catequeses de grupo, reuniões, formações e encontros na vida da comunidade paroquial. Casos especiais, poderão determinar alguma reunião com o propósito de poder responder a solicitações importantes e urgentes da comunidade paroquial.

02. Continuam suspensas também as missas comunitárias à semana e ao fim-de-semana, na Igreja Matriz e nas capelas. Todos as pessoas estão dispensadas do preceito da eucaristia dominical, o que não impede cada um tenha em casa um momento de oração dominical, pessoal e em família.

03. Diariamente, e apenas na Igreja Matriz, de 2ª feira a Domingo, haverá sempre uma eucaristia às 19 horas (sete da noite), sempre em enquanto durar este período de contenção de pandemia. Nesta celebração os sacerdotes irão celebrar diariamente pelas intenções colocadas e pelo pronto restabelecimento das condições de vida em sociedade no nosso país. As pessoas com intenções marcadas à semana poderão ficar descansadas do cumprimento das suas vontades, pois as intenções serão colocadas tal como é normal. No entanto, se alguma pessoa desejar que seja reagendada a data das intenções marcadas, deverá dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer reagendamento.

04. Lembramos – e para uma orientação de todos, as missas comunitárias e os horários normais serão reestabelecidos no Domingo imediatamente próximo, em que a Direção Geral de Saúde ou o Governo Português determinar o início das aulas nas escolas.

05. Neste Domingo, o último deste mês, dia 29 de Março muda a hora. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora este fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com a mudança da hora, e após o restabelecimento dos trabalhos da comunidade cristã perante novas orientações, iremos de precisar acertar alguns horários a divulgar oportunamente.

06. Voltamos a lembrar que em virtude das circunstâncias que estamos a viver, as pessoas estão dispensadas do preceito da missa dominical, e que certamente e de forma criativa encontrarão espaço e o tempo para uma oração familiar. Também recordamos que apesar de não substituir, as pessoas poderão seguir as eucaristias difundidas pela rádio, televisão e pela internet, assim como outros programas religiosos.

07. Sabemos que por existirem vários compromissos familiares para os próximos meses, que deverão existir desde já algumas decisões a tomar desde já. No que se refere ao programa da comunidade cristã, que envolve várias celebrações, aguardam-se as decisões e orientações a tomar até o dia 15 de Abril, quer pelas autoridades de saúde, quer pelo governo nacional. Só a partir dessas orientações é que poderão ser tomadas decisões acerca do programa de vida pastoral da paróquia previsto para os próximos meses.

08. A paróquia não tem estado parada nos últimos 15 dias, tendo dedicado a maior parte da sua atenção às mais de 300 pessoas que apoia na sua vertente social através do centro paroquial e social, e algumas dessas pessoas, não tendo mais ninguém, apenas têm e contam com esse apoio do centro paroquial e social. Acerca da vivência da Semana Santa e da Páscoa, iremos dar algumas indicações a partir do próximo fim-de-semana. Após as orientações de confinamento, a oferta que surgiu – plurifacetada e multidimensional, a partir das tecnologias digitais e nelas sobretudo das redes sociais, fez com que os responsáveis da Paróquia de Avanca não avançassem precipitadamente para algo - que até já estava em mente nos últimos anos. No entanto irá certamente dar-se seguimento a algumas ações que integram propostas pré-pandemia, e que no estado atual se apresentam como necessidade de apoiar percursos de vida cristã, e depois - no pós-pandemia, se deverão traduzir como bons recursos complementares a esses percursos. Está a trabalhar-se para providenciar ao surgimento desses recursos e dos procedimentos de complemento digital ao acompanhamento dos percursos de vida cristã.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar