Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 1 a 8 de Abril de 2018

02-04-2018 16:08

Semana de 1 a 8 de Abril de 2018

01. Neste Domingo de Páscoa, o começo da Visita pascal vai ser às 12 horas [meio dia]. O compasso da visita pascal será assim prolongado do anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. Apesar de algum tempo de chuva que se prevê as pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

02. Haverá então esta semana a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 2 de Abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Neste mês começarão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. Como já foi anunciado no último jornal "Noticias de Avanca", o governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % dos seus impostos - que terá fins sociais. No ano passado esse gesto traduziu-se - números redondos, em 13.800 euros. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

04. A catequese paroquial interrompeu no Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo pascal, e nele a vida dos grupos de catequese, é também um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período da Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 25 de Março e 8 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira, dia 9 de Abril.

05. Iremos ter uma vez mais na nossa paróquia a oportunidade de conhecer um movimento da Igreja Católica que o “Caminho neo-catecumental”. É apoiado pela Igreja e vão realizar-se na nossa paróquia os encontros para dar a conhecer este movimento. Era bom que houvesse bastantes pessoas a participar, sobretudo gente nova – os encontros irão começar em breve e decorrerão ao Sábado no Centro Paroquial.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 são às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

>. Conforme foi pedido no final da ida a Lourdes o ano passado, está a organizar se este ano de 24 a 29 de Junho de 2018, uma viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Como isto implica vários voos - de ilha para ilha e para o continente é necessário fazer reservas com tempo. A afluência turística que o nosso país está a ter é condicionante no preços destas viagens, de tal maneira que não se pode deixar para a última a decisão de participar. A Agência de Viagens vai querer saber quem pretende inscrever-se. Por isso estão abertas as inscrição da Secretaria paroquial onde se encontram disponíveis mais informações.

>. No último Domingo de Março, dia 25 mudou a hora. Entramos assim na hora de Verão. Os relógios adiantaram uma hora neste fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com essa mudança da hora que ocorreu, precisou-se de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, as eucaristias à semana (de 2ª a 6ª feira) na Igreja Matriz passarão a ser às 20 horas [oito da noite] até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 21 horas [nove da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passa para as 19 horas [sete da noite].