Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 18 a 25 de Junho de 2017

18-06-2017 16:07

Semana de 18 a 25 de Junho de 2017

02. Esta semana, na 6ª Feira dia 23 de Junho, celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que ocorre em cada ano na 6ª Feira da semana seguinte ao Corpo de Deus. Neste dia acontece a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Na nossa paróquia haverá missa solene de promessa à noite, às 21 horas [nove da noite] na Igreja Matriz. Depois, no Sábado dia 11 celebra-se liturgicamente a Festa do Imaculado Coração de Maria; o grupo paroquial da Imaculada orientará nesse dia a oração do terço às 15.30 horas [três e meia da tarde] junto ao monumento.

03. No próximo Domingo dia 25 de Junho, celebra-se o Dia da Igreja Diocesana – no Santuário de Schoenstatt, colónia agrícola da Gafanha da Nazaré. Os trabalhos começam às 14 horas com o acolhimento, seguindo-se a apresentação do Programa Pastoral para 2017-18 e a tomada de posse do Tribunal Diocesano de canonização de «Santa» Joana. A celebração da eucaristia presidida pelo senhor bispo é às 16 horas.

04. Já se encontram abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de Junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

05. Nesta semana prosseguem os Encontros de Catequese (15º e 16º) organizados pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”, nesta 2ª Feira e 5ª Feira, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. O convite continua em aberto a todos.

06. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano lectivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspectos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projectos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a famílias cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

07. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem deverão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial quanto antes pois a agência deseja fazer as reservas – quer de transportes, quer de alojamento e de outras situações relacionadas com o programa. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

>. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha 2017, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão irá continuar esta semana a recolha de fundos para os festejos.

>. A Junta Freguesia Avanca pede para fazer a seguinte advertência, mediante um aviso feito pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro: aparecimento de uma nova praga, a ‘psila africana dos citrinos’, em algumas plantas de citrinos (limoeiros, laranjeiras, tangerineiras, etc.) na freguesia, que ataca as folhas mais novas dessas árvores conduzindo ao enfraquecimento progressivo da planta, pode transmitir uma grave doença aos citrinos provocando a sua morte. É obrigatório o seu controlo através do corte e destruição das partes da planta afetadas e com tratamentos com produtos inseticidas aconselhados. Para obter mais informações sobre a praga e as medidas a adotar os interessados podem dirigir-se à Junta de freguesia, no placarde da paróquia ou contactando diretamente os serviços do Ministério da Agricultura.