Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 27 de Maio a 3 de Junho de 2018

28-05-2018 11:27

Avisos da Semana

Semana de 27 de Maio a 3 de Junho de 2018

01. Continua a devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

            2ª Feira/dia 28 de Maio: Fraternidade Dominicana

            3ª Feira/dia 29 de Maio: Paredes | Outeiro de Paredes | Meições

            4ª Feira/dia 30 de Maio: Cursos de Cristandade

            5ª Feira/dia 31 de Maio: Comunidade Terapêutica dos Convívios Fraternos

Na 5ª feira, dia 31 de Maio – último dia de Maio e feriado de Corpo de Deus, a devoção do terço será às 20 horas, logo a seguir à missa das 19 horas.

Na 6ª feira, dia 1 de Junho, o horário das missas à semana na Igreja Matriz passa a ser às 21 horas. E às 5ªs. feiras no final da missa da noite, haverá Exposição durante meia hora e bênção do Santíssimo.

02. Prosseguem os encontros do grupo do “Caminho Neocatecumenal”. O 7º encontro é neste Sábado dia 25 de Maio e irá falar-se sobre “o Kerygma 1ª parte” e o 8º encontro no próximo Sábado irá falar sobre “o Kerygma 2ª parte”; todos estes encontros são às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], após a missa antecipada das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

03. Durante a próxima semana vai haver ensaios às 18 horas [seis horas da tarde] das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão – com excepção de 5ª feira que é feriado do Corpo-de-Deus. As crianças devem vir sempre, pois os ensaios sendo tão poucos, ninguém pode ficar de fora.

04. Vai haver reunião com todos os membros da Comissão dos festejos de Santa Marinha 2018 que andaram a fazer a recolha das ofertas das famílias e dos patrocinadores, de forma a encerrar a elaboração do programa dos dias da Festa de Santa Marinha 2018. A reunião vai decorrer esta 2ª feira dia 28 de Maio às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

05. Na próxima 5ª feira dia 31 de Maio é feriado Santo de Guarda – o Dia de Corpo de Deus. As missas deste dia (5ª Feira) seguem o mesmo horário das de Domingo. No dia anterior, 4ª Feira à noite, a missa vespertina será às 21 horas [nove da noite].

06. Vai haver esta semana tempo de confissões desta vez para os pais e familiares das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão; 6ª Feira, dia 1 de Junho, das 16 às 18 horas [das quatro às seis da tarde] e recomeçam no final do ensaio, pela 19 até 20 horas [das sete às oito da tarde] e no fim da missa, às 21.30 horas [nove e meia da noite]. Também Sábado de manhã, dia 2 de Junho, na Igreja Matriz das 9 às 10.30 horas.

07. No próximo Domingo, dia 3 de Junho, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças. Devem juntar-se às 10.30 horas [dez e trinta da manhã], junto da Capela de Santo António, para podermos organizar o cortejo e irmos a caminho da Igreja para que a missa comece mesmo às 11 horas [onze da manhã].

08. Vai também celebrar-se a “Festa do Senhor” organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Senhora do Rosário, no próximo Domingo de 3 de Junho, iniciando-se a missa da festa às 17 horas [cinco da tarde]. Depois da missa haverá a solene procissão em que participarão as crianças da Primeira Comunhão. O final da procissão, na Igreja, irá introduzir a celebração dedicada a Nª Senhora - de consagração das crianças e suas famílias à Virgem Maria. É claro que neste dia a missa da tarde é excepcionalmente às 17 horas [cinco da tarde], pelo que não haverá a missa das 19 horas.

09. Nesta próxima semana começa o Congresso Eucarístico Diocesano de Aveiro. No Sábado dia 2 de Junho decorrerão no Seminário de Aveiro, ao longo do dia, as sessões de trabalho do congresso. Em Avanca haverá Exposição do Santíssimo na Capela paroquial de São José do Lar, junto à Igreja Matriz, das14.30 às 15.30 horas [das duas e meia às três e meia da tarde], orando pela jornada diocesana. O Congresso Eucarístico conclui a sua jornada no Domingo dia 3 de Junho, com a celebração do Dia da Igreja Diocesana, na cidade de Aveiro. Os trabalhos do Dia da Igreja Diocesana começam às 10 horas com a Concentração, em 10 locais da Cidade de Aveiro, por Arciprestados; depois às 10.15 haverá o início da caminhada tendo como destino a Avenida da Tílias no Parque Infante D. Pedro; às 11 horas a Apresentação dos símbolos arciprestais, seguindo-se a Eucaristia. Às 13 horas o– Almoço/convívio nos espaços do Parque Infante D. Pedro e às 14 horas as atuações/ partilhas dos arciprestados. Conclusão da atividade está marcada para as 17 horas.

10. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano lectivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspectos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projectos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a famílias cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 continuam às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

>. Conforme foi pedido no final da ida a Lourdes o ano passado, está a organizar se este ano de 24 a 29 de Junho de 2018, uma viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Como isto implica vários voos - de ilha para ilha e para o continente é necessário fazer reservas com tempo. A afluência turística que o nosso país está a ter é condicionante no preços destas viagens, de tal maneira que não se pode deixar para a última a decisão de participar. A Agência de Viagens vai querer saber quem pretende inscrever-se. Por isso estão abertas as inscrição da Secretaria paroquial onde se encontram disponíveis mais informações.

>. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar