Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 29 de Março a 5 de Abril de 2015

30-03-2015 12:43

Avisos da Semana

Semana de 29 de Março a 5 de Abril de 2015

 

1. Muda a hora este Domingo, o último deste mês, dia 29 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora na passagem de sábado para domingo. Com a mudança da hora que ocorre, precisamos de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, a eucaristia da semana na Igreja Matriz passará a ser às 20 horas [oito da noite] até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado passa a ser às 21 horas [nove da noite]. As eucaristias da tarde de domingo passam para as 19 horas [sete da noite].

2. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. Destacamos a celebração da Ceia do Senhor, na 5ª Feira Santa, dia 2 de Abril na Igreja Matriz. Na 6ª Feira Santa, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também haver a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. No próximo Sábado, como todos sabem e como é lógico, não há missa às 16.30 horas.

3. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 30 de Março. De manhã, as confissões começam às 9 horas até vão até às 12 [meio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

4. Vai também haver Confissões de manhã, na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 31 de Março. As confissões começam às 9 da manhã e vão até às 9.45 horas e estarão apenas os padres da nossa paróquia.

5. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão na Visita Pascal, na próxima 4ª feira (4ª Feira da Semana Santa), dia 1 de Abril, às 20.30 horas [oito e meia da noite] no Centro Paroquial.

6. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 5 de Abril, será antecipada meia hora para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas.

7. A catequese paroquial interrompe os seus trabalhos a partir deste Domingo, dia 29 de Março. O tempo quaresmal, e nele, a vida da catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida, seja nos grupos seja nas famílias. Os pais e encarregados de educação deverão ter em conta a participação dos seus filhos nesse importante tempo de celebração da comunidade cristã. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 29 de Março e 6 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira, dia 7 de Abril.

8. Neste mês de Março começaram a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nestas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 %, que terá fins sociais. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Relativamente ao ano passado, o Centro Paroquial e Social recebeu cerca de 7.500 euros. Somos gratos a todos aqueles que quiseram optar pelo centro paroquial e social, e sabemos que esse valor pode certamente dilatar-se com a generosidade de outros tantos que queiram ser generosos apenas com um simples gesto. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 9), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

>. A hora muda no Domingo dia 29 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora na passagem de sábado para domingo. As eucaristias de Domingo, após esse dia, irão já adoptar o horário de Verão; a mudança de horário diz respeito à eucaristia de Domingo à tarde que passa a ser às 19 horas [sete da tarde]. Com a mudança da hora que ocorre no dia 31 de Março, precisamos de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, a eucaristia da semana na Igreja Matriz passará a ser às 20 horas [oito da noite] até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado passa a ser às 21 horas [nove da noite]. As eucaristias da tarde de domingo passam das 17 horas [cinco da tarde] para as 19 horas [sete da noite].

>. Em 6ª Feira Santa seguimos o preceito penitencial de jejuar e de nos abstermos de comer carne. Estes sinais revestem um sentido de revisão de vida e arrependimento pessoais, esforço e generosidade com a família e a comunidade, partilha e fraternidade com todos.

>. Estamos no Tempo da Quaresma, e todos nós, membros da comunidade paroquial, vivemos uma oportunidade única e importante na preparação para a nossa Páscoa com Jesus Cristo. Torna-se urgente que todos realizem um programa de Oração, Partilha, Arrependimento e Esforço Pessoal de combate aos nossos defeitos, rompendo com a rotina que nos aprisiona, e ajudando a viver de modo marcante este período.

>. Todas a 4ª.as Feiras da Quaresma, meia hora antes da eucaristia da noite, haverá recitação da Via-Sacra. Também à 5ª Feira, após a celebração da eucaristia haverá a habitual meia hora de oração e de Exposição do Santíssimo Sacramento.

>. Lembramos ainda, que para além de 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. Como já tivemos ocasião de recordar várias vezes, o sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do contributo penitencial. O CONTRIBUTO PENITENCIAL deste tempo da Quaresma, recolhido nos envelopes próprios ao dispor na Igreja, vai destinar-se à Casa Sacerdotal da diocese e aos refugiados do Iraque. Colaboremos!

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2015 estão a decorrer às 6ª.s Feiras às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

>. Decorre ainda a celebração jubileu de vida sacerdotal do senhor Reitor tendo completado 50 anos de padre e 25 anos de serviço na paróquia de Avanca. Estava prevista para Setembro do ano passado uma viagem à Terra Santa, mas o aumento de conflitos naquela zona do nosso mundo fez com que a viagem fosse adiada. Desanuviadas as tensões foi agora remarcada. Estando, por isso, ainda a decorrer esta recordação especial para o senhor Reitor, numa data tão importante da sua vida sacerdotal, irá ser organizada uma ida à Terra Santa, em finais de Agosto, princípios de Setembro deste ano. Alguns familiares do senhor Reitor voltaram a incentivá-lo a concretizar este desafio. Vale a pena poupar um pouco para poder ir ao país de Jesus, mesmo com sacrifício, e viver uma experiência de aprofundamento da fé. A agência de viagens que está a organizar o itinerário continua a manter a oferta de oferecer o valor de uma das viagens em favor das obras da Unidade de Cuidados Continuados e do novo Lar. As pessoas interessadas deverão fazer a sua inscrição e recolher outras informações na Secretaria Paroquial ou junto do senhor Reitor.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar