Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 30 de Abril a 7 de Maio de 2017

02-05-2017 14:25

Semana de 30 de Abril a 7 de Maio de 2017

01. Em virtude de terem estado poucos membros na assembleia convocada na passada 2ª feira, haverá nova Assembleia Geral de todos os membros Irmandade [de todas as mesas] do Ss.mo Sacramento e Nª Sª do Rosário de Avanca neste Domingo, dia 39 de Abril, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial. É urgente a presença de todos de forma a dar seguimento a algumas decisões.

02. Vai começar esta semana o mês dedicado a Nossa Senhora, este ano relacionado com as celebrações do Centenário das Aparições na Cova da Iria. Vamos por isso fazer um maior esforço de participação nesta devoção do mês de Maio que tem, apesar de tudo, muito impacto na nossa freguesia, pelas pessoas que vêm à Igreja e às outras capelas, o que tudo junto é muita gente: vamos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem cada dia. Também com a chegada do mês de Maio e para termos uma maior presença de gente nova, muda a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho e de grupos. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde o dia 1, começa a devoção do mês de Maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelos lugares/zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 1 de Maio: Igreja e Telhado e Todos os grupos corais

3ª Feira/dia 2 de Maio: Mato | Cursos de Cristandade

4ª Feira/dia 3 de Maio: Santo André | Porto Tonce | Boca do Monte | Lagoa

5ª Feira/dia 4 de Maio: Areia do Gonde | Fontela | Mourão

6ª Feira/dia 5 de Maio: Jovens Convivas | Sem Fronteira

Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

03. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José - no Lar de idosos, nesta 2ª Feira, dia 1 de Maio, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

04. Nesta semana começarão os encontros do grupo do “Caminho Neocatecumenal”. O 1º encontro nesta 2ª Feira dia 1 de Maio e o 2º encontro na 5ª Feira dia 4 de Maio, ambos às 21.30 horas [nove meia da noite] no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

05. Reunião dos pais dos adolescentes do 9º ano da catequese paroquial (que fazem este ano a Festa Profissão de Fé), 5ª Feira dia 4 de Maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

06. Reunião dos pais das Crianças do 3º ano da catequese paroquial (que fazem este ano a Festa da Comunhão Solene), 6ª Feira dia 5 de Maio, às 21.30 hora [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

07. Os adolescentes do 9º ano da catequese paroquial (que fazem este ano a Festa Profissão de Fé) vão ter a sua recolecção de preparação para a Profissão de Fé no próximo Sábado dia 6 de Maio, devendo estar às 8.30 horas no Centro Paroquial para sair para o local onde terão início os trabalhos.

08. No domingo 7 de Maio celebramos o Dia da Mãe – lembrando nas nossas eucaristias as nossas mães, vivas e já falecidas, todas elas educadoras da Fé e por isso candeias firmes do amor de Deus. Referenciando todas as mães, iremos este ano lembrar, na missa das 11 horas, uma mãe que teve 17 filhos.

09. Celebramos no próximo Domingo dia 7 de Maio - o 4º da Páscoa, o “Domingo do Bom Pastor” e com ele o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O tema para este dia é «Impelidos pelo Espírito para a missão». Esta semana será pois dedicada à oração pelas vocações consagradas, de forma especial na 3ª feira – em que todas as paróquias dos arcipretados de Estarreja e Murtosa se unem de forma especial em oração por esta intenção. Jesus recomenda oração pelas vocações: ”pedi ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe”. Vamos pedir para que em Avanca continue a dar vocações à Igreja.

10. Ao celebrarmos no próximo Domingo dia 7 de Maio o “Dia Mundial de Oração pelas Vocações” - e no encerramento da semana de oração pelas vocações, haverá uma eucaristia de acção de graças às 17 horas [cinco da tarde] na Unidade de Cuidados Continuados – no lugar da Aldeia, com a presença dos padres naturais de Avanca e outros presbíteros celebrando também o “Domingo do Bom Pastor”.

>. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem poderão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial e obter ai mais informações. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

>. Reforçamos o apelo a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS – este ano o modelo 3 (campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Essa contribuição é sem dúvidas nenhumas mais bem gerida pelo Centro Paroquial e Social de Avanca do que pelo estado e o governo da república que temos. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.