Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 4 a 11 de Novembro de 2018

05-11-2018 10:55

Semana de 4 a 11 de Novembro de 2018

01. A 9ª edição da Feira da Broa de Avanca, organizada pela Confraria da Broa d’Avanca, vai ter lugar neste Domingo, dia 4 de Novembro, na alameda arborizada, junto à Residência Paroquial Antiga, das 9 às 13 horas [uma da tarde]. Caso chova, a feira será montada no coberto dos edifícios Santa Marinha. O valor angariado reverterá este ano a favor do Centro Paroquial e Social de Avanca e dos Bombeiros de Estarreja. Para além de ajudar causas locais, esta feira pretende também promover e dar a conhecer um produto regional da nossa terra, a Broa de Milho de Avanca, ainda elaborada por quem sabe fazer na genuína tradição.

02 Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI [lugar da Aldeia], nesta 2ª feira dia 5 de Novembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Vão-se realizar os Encontros de Preparação para Batismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos batizados decorram nos meses de Novembro a Dezembro. O e 2º encontro são feitos na mesma sessão, nesta 2ª Feira dia 5 de Novembro, às 20 horas [oito da noite] no Centro Paroquial.

04. Há uma sessão de esclarecimento e Formação sobre o novo Plano Nacional de Formação de Catequistas, com o sr. Bispo de Aveiro, esta 2ª Feira dia 5 de Novembro, às 21 horas no salão paroquial de Veiros.

05. Háverá um Encontro para Casais da nossa paróquia sobre “A economia doméstica”, no próximo Sábado dia 10 de Novembro, às 16.30 horas [quatro e meia da tarde] no Centro Paroquial - a entrada é livre e este encontro é orientado fundamentalmente para casais. Devido a ser véspera de São Martinho e para poder organizar um pequeno convívio no final, agradecemos que os casais que pensam em participar deixem essa indicação na secretaria paroquial presencialmente ou pelo telefone.

06. Reunião mensal dos membros da Fraternidade Dominicana, no próximo Domingo, dia 11 de Novembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

07. Continua a série de sessões de Catequeses para Todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. Estas sessões decorrem às 2ª e 5ªs feiras. A 11ª catequese será então nesta 2ª feira dia 5 de Novembro e a 12ª catequese, na 5ª feira dia 8 e Novembro; todos estes encontros são às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

08. Há Reunião esta semana do Conselho Pastoral Paroquial – de forma a preparar a visita pastoral do sr. Bispo, na 6ª feira dia 9 e Novembro às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial

09. Há encontro de candidatos ao Pré Seminário [5º e 6º ano de escolaridade], no próximo Sábado dia 10 de Novembro, no Seminário de Aveiro; inicia às 9.30 e termina às 18 horas. Os adolescentes deste ano que pretenderem participar podem inscrever-se na Secretaria paroquial esta semana.

10. Há uma sessão de Diálogos na Cidade ” Cidadania e Direitos Humanos”, com as intervenções de Vital Moreira e Adriano Moreira com a moderação de Júlio Pedrosa, próximo Sábado dia 10 de Novembro de 2018, no Museu de Aveiro às 16 horas.

11. O Papa decidiu instituir um “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, que vai ser celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico – este ano no Domingo dia 18 de Novembro. O Papa explica que vê nesta nova celebração a “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”. O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”. No fim de semana desse “Dia Mundial dos Pobres” a Conferência Vicentina irá também fazer o seu peditório anual de inverno no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo poderá ser feito em dinheiro e/ou géneros.

12. Estão abertas ainda até 6ª feira desta semana as inscrições para o grupo de adultos com + de 20 anos que desejem fazer a caminhada de preparação, ao longo do próximo ano, para receber o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

:: Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2019. Acolhamos com estima e colaboremos.

::: Para os Jovens e Adultos (que o ano passado frequentaram o 11º ano e a Catequese Paroquial de Adultos) que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma, há encontro no próximo Sábado, às 9.30 horas no Centro Paroquial.

:: No domingo dia 28 de Outubro, mudou a hora, entrou-se na hora de inverno. Na madrugada deste domingo os relógios foram atrasados 60 minutos. A partir da 2ª feira dia 29 de Outubro houve mudanças nos horários das celebrações: A missa de Domingo à tarde passou a ser às 17 horas [cinco da tarde]; a missa à semana passou a ser às 19 horas [sete da tarde], na Igreja Matriz. À semana em Santa Ana [Água Levada] e em Santa Luzia [Areia] a missa passou a ser às 17 horas [cinco da tarde], No sábado, a missa antecipada na Igreja Matriz, passa a ser às 20 horas [oito da noite].