Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 5 a 12 de Abril de 2015

06-04-2015 15:02

Semana de 5 a 12 de Abril de 2015

1. O começo da Visita pascal vai ser às 12 horas [meio dia]. O compasso da visita pascal será assim prolongado do anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão engalanar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

2. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 6 de Abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

3. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acaba a 6 de Abril retomando-se o trabalho de grupos, nesta 3ª Feira, dia 7 de Abril, com a catequese do 1º ano, às 17.15 horas [cinco e uma quarto da tarde]. Continuamos, agora em tempo festivo de Páscoa, o esforço e o empenho em realizar na nossa vida a alegria e a esperança da Ressurreição.

4. O grupo de Casais que organiza do CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) reúne esta 5ª feira, dia 9 de Abril às 21.00 horas [nove da noite] no Centro Paroquial.

5. O grupo de Visitadores de Doentes e Idosos da nossa paróquia vai ter a sua reunião mensal, no próximo Sábado, dia 11 de Abril, às 14 horas [duas das tarde] na sala habitual do Centro Paroquial de Avanca. As pessoas que desejarem fazer parte deste grupo de serviços aos mais idosos e enfermos podem aparecer nesta reunião para integrarem os trabalhos.

6. Reunião mensal dos membros da Fraternidade Dominicana, no próximo Domingo, dia 12 de Abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

7. O Grupo de Jovens Convivas de Avanca vão organizar uma nova edição do Sarau Conviva, convidando assim toda a comunidade a participar. O Sarau terá como tema ''Alegria Conviva'' e vai decorrer no Sábado dia 25 de Abril, no Auditório do Centro Paroquial de Avanca às 21.30 horas [nove e meia da noite]. A entrada será livre, e haverá a venda de rifas para o sorteio de um cabaz alimentar, em que as verbas reverteram para as obras de restauro e manutenção do IDESO - a casa de Eirol onde são realizados os convívios fraternos. O grupo agradece desde já a participação de todos.

8. Vai realizar-se um Almoço-homenagem à Professora Adelina Carvalho - pelos seus 80 anos de idade, no Domingo dia 19 de Abril, no Centro Paroquial. Os bilhetes poderão ser adquiridos na Secretaria do Centro Paroquial ou junto dos professores Luis Libório, Miralda ou D. Joaninha.

9. Recordamos que a hora mudou no último do mês passado, a dia 29 de Março. Entramos então na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorreu, foram acertados alguns horários das celebrações. Assim, a eucaristia da semana na Igreja Matriz passou a ser às 20 horas [oito da noite] até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia passou às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado passou a ser às 21 horas [nove da noite]. As eucaristias da tarde de domingo passaram para as 19 horas [sete da noite].

10. No passado mês de Março começaram a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nestas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 %, que terá fins sociais. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Relativamente ao ano passado, o Centro Paroquial e Social recebeu cerca de 7.500 euros. Somos gratos a todos aqueles que quiseram optar pelo centro paroquial e social, e sabemos que esse valor pode certamente dilatar-se com a generosidade de outros tantos que queiram ser generosos apenas com um simples gesto. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 9), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2015 estão a decorrer às 6ª.s Feiras às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

>. Decorre ainda a celebração jubileu de vida sacerdotal do senhor Reitor tendo completado 50 anos de padre e 25 anos de serviço na paróquia de Avanca. Estava prevista para Setembro do ano passado uma viagem à Terra Santa, mas o aumento de conflitos naquela zona do nosso mundo fez com que a viagem fosse adiada. Desanuviadas as tensões foi agora remarcada. Estando, por isso, ainda a decorrer esta recordação especial para o senhor Reitor, numa data tão importante da sua vida sacerdotal, irá ser organizada uma ida à Terra Santa, em finais de Agosto, princípios de Setembro deste ano. Alguns familiares do senhor Reitor voltaram a incentivá-lo a concretizar este desafio. Vale a pena poupar um pouco para poder ir ao país de Jesus, mesmo com sacrifício, e viver uma experiência de aprofundamento da fé. A agência de viagens que está a organizar o itinerário continua a manter a oferta de oferecer o valor de uma das viagens em favor das obras da Unidade de Cuidados Continuados e do novo Lar. As pessoas interessadas deverão fazer a sua inscrição e recolher outras informações na Secretaria Paroquial ou junto do senhor Reitor.