Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 9 a 16 de Abril de 2017

11-04-2017 16:12

Avisos da Semana

Semana de 9 a 16 de Abril de 2017

 

01. Aproveitemos os últimos dias antes da celebração pascal para sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 10 de Abril. De manhã, as confissões começam às 9 horas até vão até às 12 [meio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

02. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. Haverá a Via-Sacra, na 4ª Feira, dia 12 de Abril, a começar na capela de São Sebastião às 21 horas [nove da noite]; seguirá o itinerário que estava previsto fazer no passado dia 31 de Março e o desafio de orientar cada estação é feita aos mesmos grupos. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa, dia 13 de Abril na Igreja Matriz – para um cristão consciente esta é uma celebração essencial. Na 6ª Feira Santa, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também haver a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. No próximo Sábado, como todos sabem e como é lógico, não há missa às 16.30 horas.

03. Vai também haver Confissões de manhã, na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 11 de Abril. As confissões começam às 9 da manhã e vão até às 10 horas e estarão apenas os padres da nossa paróquia.

04. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão na Visita Pascal, na próxima 6ª feira -  6ª feira Semana Santa, dia 14 de Abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

05. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 16 de Abril, será antecipada meia hora da hora habitual, ficando para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas.

06. A catequese paroquial interrompe neste Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 9 e 23 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira, dia 24 de Abril.

07. Várias pessoas foram sugerindo que a Paróquia organizasse de novo este ano uma saída ao estrangeiro. Pareceu-nos assim que este ano, num itinerário simples e não muito caro, se realizasse uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Sendo assim irá ser realizada essa viagem entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem poderão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial e obter ai mais informações. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

08. O sentido da Penitência, na sua compreensão como tempo de sobriedade e austeridade, não está ultrapassado nem é uma proposta desactualizada. Abster-se de coisas, até legítimas, por amor a Deus esteve sempre presente na tradição cristã. Era o jejum e a abstinência de que a Bíblia do Antigo e do Novo Testamento nos fala. Estas práticas estiveram sempre ligadas à partilha de bens em favor dos mais pobres e das obras da Igreja. Lembramos por isso, que para além de 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. É este o sentido do contributo penitencial que este ano será dividida em partes iguais para o apoio às crianças pobres do Sudão do Sul e para a implementação de percursos de formação cristã na nossa Diocese de Aveiro.

09. Já chegaram os resultados do ano de 2016 da entrega de 0,5 % que se pode consignar a uma instituição de Solidariedade Social, feita ao Centro Paroquial e Social de S.ta Marinha de Avanca. Forma 11.500 euros, um pouco menos do que no ano anterior que foram cerca de 12.500 euros. Agradecemos a todos a ajuda e pedimos de novo a generosidade desse gesto simples, mas significativo, pois auxilia no pagamento que ainda está a ser feito da edificação da Unidade de Cuidados Continuados e novo lar que se fez em Avanca. Neste mês começarão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nestas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 %, que terá fins sociais. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 9), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

09. Estamos a viver a Quaresma, um tempo importante para a nossa vida e propício para nos aproximarmos uns dos outros e de Jesus Cristo. Pedimos aos assim familiares dos nossos DOENTES e pessoas idosas que estejam acamadas que caso desejem a visita do Senhor Reitor, façam chegar com urgência através dos Visitadores de Doentes, Ministros da Comunhão ou mesmo na Secretaria Paroquial este desejo. Devem indicar sempre o nome da pessoa a visitar e um contacto telefónico.

> Para as pessoas que o desejarem, a nossa paróquia tem para venda o “Terço do Centenário das Aparições”, que comemora também a vida do Papa Francisco este ano ao Santuário de Fátima na Cova da Iria. Na nossa paróquia, este terço pode ser adquirido muito mais barato (por uma terça parte do que é vendido por aí) pois a nossa comunidade paroquial não pretende obter qualquer proveito com a sua venda a não ser proporcionar uma oportunidade neste ano especial, podendo ser assim um bom presente para oferecer. Poderão ser adquiridos no final das missas ou na secretaria paroquial.

>. No último Domingo de Março dia 26, mudou a hora. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora, na passagem de Sábado para esse Domingo. Com a mudança da hora foram acertados por isso, alguns horários das celebrações. Assim, a eucaristia da semana na Igreja Matriz passou a ser às 20 horas [oito da noite] até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia passou para as 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 21 horas [nove da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passou para as 19 horas [sete da noite].

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar