Avisos - Semana de 19 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2012

20-02-2012 17:11

Semana de 19 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2012

1. Na próxima 4ª Feira começa a Quaresma. A Quaresma é um tempo de conversão, de renovação, de austeridade, de Penitência.

2. Na próxima semana, o dia de 4ª Feira de Cinzas marca o início da Quaresma.
É um dia de Penitência que tem uma das suas expressões na prática do jejum e da abstinência, havendo mesmo outras formas de penitência que em muitos casos são também formas de austeridade e privações. 4ª Feira de Cinzas é mesmo um dia marcante pelo gesto penitencial da imposição das cinzas.
Porque é importante começarmos no princípio da Quaresma, para facilitar a participação ao maior número de pessoas na eucaristia, a celebração de 4ª Feira de Cinzas, dia 22 de Fevereiro, será meia hora mais tarde, ou seja às
19.30 horas [sete e meia da noite].

3. Para além desta próxima 4ª Feira e 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são dias de abstinência. Como já tivemos ocasião de recordar várias vezes, o sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do contributo penitencial. Este ano o contributo penitencial destina-se uma parte ao Lar de idosos que está ser construído para os padres que serviram a diocese e outra parte para a Comunidade diocesana Luena em Angola.

4. Vamos centrar a caminhada quaresmal e a nossa campanha promoção comunitária na Família, iniciando-se em Estarreja (Beduído), a partir do final deste mês, uma série de quatro encontros de reflexão sobre a Família. Na nossa comunidade vai arrancar uma proposta de caminhada para crianças, adolescentes e jovens focada na Família e na centralidade da celebração da Eucaristia em família.

5. Nesta altura, a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover uns encontros para os noivos que vão casar ao longo do ano.
Como no concelho de Estarreja não vai haver outros encontros deste género, é necessário fazer a inscrição na Secretaria Paroquial. Os encontros vão começar no dia 10 de Março (2ª sábado de Março) às 17.30 horas [cinco e meia da tarde].

6. Estão ainda à venda na sacristia da Igreja, ou na Secretaria Paroquial, alguns almanaques, agendas e calendários relativos a este ano de 2012 para ajudar as missões.

Santa Quaresma para todos e desejos de Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial