Avisos - Semana de 29 de Abril a 6 de Maio de 2012

30-04-2012 10:41

Semana de 29 de Abril a 6 de Maio de 2012

1. Vai começar o mês de Maio, mês dedicado a Nossa Senhora. Com a chegada do mês de Maio muda a hora da missa semanal para as 21.00 horas [nove da noite]. Sendo assim, e à semana na nossa Igreja Matriz, desde logo no dia 1, começa a devoção do mês de Maio às 21.00 horas, seguindo-se-lhe a missa. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:
  3ª Feira/dia 1: Mato;
  4ª Feira/dia 2: Aldeia;
  5ª Feira/dia 3: Igreja + Telhado;
  6ª Feira/dia 4: Jovens da nossa paróquia (Jovens em Movimento+Jovens Sem Fronteiras+Jovens Convivas).
Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

2. Haverá esta semana Reunião da Equipa do Clero Arciprestal, nesta 5ª Feira, dia 3 de Maio, em Beduído, desde as 09.00 h. até às 17.00 h.

3. Vai realizar-se o Encontro diocesano inter-escolas do alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, na próxima 6ª Feira, dia 4 de Maio, no Parque Municipal de Antuã, em Estarreja. É uma actividade que reforça a importância e o papel da área da formação moral, religiosa e cívica no meio escolar e a função e responsabilidade das comunidades na sua promoção e subsistência. Tenhamos em conta nas nossas preces: alunos, professores e escolas, para que as suas vivências sejam circunstâncias determinantes no crescimento e amadurecimento das novas gerações, esperança no futuro.

4. Reunião de catequistas da infância (do 1º ao 6º ano), na próxima 6ª Feira, dia 4 de Maio, às 15.00 h. [três da tarde], no Centro Paroquial.

5. Reunião dos catequistas da adolescência (do 7º ao 11º ano), também na 6ª Feira, dia 4 de Maio, mas após a missa, pelas 21.50 h. [nove menos dez], no Centro Paroquial.
6. Confissões apenas para as crianças que vão fazer a sua 1ª Comunhão, na Igreja Matriz, 6ª Feira, dia 4 de Maio, às 18.30 horas [seis e meia da tarde] e Sábado, dia 5, às 9.30 horas [nove e meia da manhã].
7. Reunião mensal de Visitadores de Doentes, Sábado, dia 5 de Maio, às 14.00 h. [duas da tarde], no Centro Paroquial.
8. Realiza-se a Festa da Vida, dos adolescentes do 8ºano da nossa catequese paroquial, no próximo Sábado, dia 5 de Maio, integrada na celebração vespertina das 16.30 h. [quatro e meia da tarde]. Na eucaristia haverá o 2º tempo de apresentação à comunidade, das crianças em idade escolar e que vão ser baptizadas antes da 1ª comunhão.
9. Vai realizar-se o Acolhimento aos novos cursistas de Cristandade, no próximo Sábado, dia 5 de Maio. Haverá eucaristia às 21.00 h. [nove da noite], na Igreja Matriz e a seguir, pelas 21.45 horas, um convívio no Centro Paroquial.
10. O Agrupamento 402 do Corpo Nacional de Escutas da nossa paróquia e o núcleo de Avanca da Fraternidade Nuno Álvares participa este Domingo, dia 29 de Abril, em Águeda, nas comemorações do Dia da Região – Festa de São Jorge, padroeiro dos escuteiros. Em tempo pascal é numa experiência de fraternidade, diversidade e comunhão da nossa diocese.
11. Celebramos neste 4º Domingo da Páscoa [Domingo do Bom Pastor], o 49º [quadragésimo nono] Dia Mundial das Vocações Consagradas. Peçamos a Deus pelas vocações e sejamos suscitadores do convite que Ele faz a cada um, sendo também facilitadores do encaminhamento para a descoberta de uma vida generosamente dedicada aos outros. No próximo Domingo, dia 6 de Maio, celebramos o Dia da Mãe. Acontecerá também nesse dia a eucaristia da Bênção dos Finalistas das Escolas do Ensino Superior de Aveiro, na Alameda da Universidade de Aveiro, às 10.00 horas, presidida pelo senhor Bispo de Aveiro.
12. Realizou-se no Domingo passado o Almoço-Convívio, organizado pelo grupo paroquial dos Visitadores de Doentes e Idosos. As receitas desta actividade ultrapassaram os três mil euros (só no próximo fim-de-semana será divulgado o produto correcto - depois de apurado o resultado final vindo do fecho de contas a efectuar esta semana). O resultado reverte por completo à Unidade de Cuidados Continuados e o Novo Lar de Idosos em construção. Alguns dos nossos emigrantes, nos Estados Unidos, também estiveram, nesse dia 22 com o senhor Reitor, num Almoço, e recolheram 12 mil dólares. Estamos gratos a todos os que estiveram envolvidos tanto na organização como nos apoios e a colaboração, quer cá em Avanca (no nosso bem haja aos Visitadores de Doentes e seus familiares) quer na América com o senhor Reitor.
13. O senhor Reitor regressa esta semana dos Estados Unidos da América, onde esteve em trabalho de sensibilização dos nossos emigrantes para a Unidade de Cuidados Continuados e o Novo Lar de Idosos, trazendo deles as dádivas entretanto recolhidas. O senhor Reitor chega no dia 1 de Maio, estando disponível para Atendimento Geral na 4ª Feira, dia 2 de Maio.
14. O mês de Maio tem quase todos os anos um calendário bastante activo, para além da dinamização comunitária do terço à semana. Lembramos que no Domingo 13 de Maio, vamos ter Dia da Comunidade Paroquial. No Domingo seguinte, a 20 de Maio, o Dia da Diocesano das Famílias, em Calvão (no colégio – antigo Seminário); a 19 de Maio, em Vagos, o grupo Jovens em Movimento estará a concorrer com mais onze grupos apurados ao Festival Diocesano da Canção Mensagem, cujo vencedor representará a diocese no certame nacional. Procuremos marcar presença e aproveitar os tempos férteis de relação familiar e crescimento espiritual que nos proporcionam estes dias.

Santa Páscoa para todos e desejos de Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial