Avisos - Semana de 6 a 13 de Maio de 2012

07-05-2012 11:18

Semana de 6 a 13 de Maio de 2012

1. No próximo domingo, dia 13 de Maio, celebramos o Dia da Comunidade Paroquial de Avanca, este ano ainda centrado na obra que agora se aproxima do fim, a Unidade de Cuidados Continuados e o novo Lar. Este ano a celebração deste dia tem o seguinte programa:
  > 11.00 h. | missa na Igreja Matriz
  > 12.30 h. | almoço comunitário, constando a ementa de porco no espeto e cardo verde.
   - as pessoas deverão trazer sobremesa e bebidas para partilhar.
  > 15.00 h | apresentação no auditório de montagem audiovisual sobre a evolução das
Obras. Haverá, para as pessoas que o desejarem, visita guiada às instalações.
~ A partilha recolhida no peditório de todas as eucaristias desse fim-de-semana serão para as obras. Pedimos a vossa generosidade.
~ Não vai haver missa em S.ta Luzia (Areia) e em S.ta Ana (Água Levada), nem ao final da tarde na igreja. No Domingo, só haverá a celebração da eucaristia das 11 horas. Sábado haverá as missas vespertinas da Igreja. O Dia da Comunidade Paroquial é precisamente um dia de encontro de todas as famílias, na oração, no convívio e na partilha. Pedimos a todos os grupos corais [de S.ta Luzia, de S.ta Ana e da Igreja Matriz] que se juntem na 4ª e na 6ª feira á noite, no final da devoção, para um pequeno ensaio em conjunto.

2. Haverá procissão de velas, no próximo Sábado, dia 12 de Maio, às 20.45 horas, [nove menos um quarto], a começar na Aldeia, junto do edifício da Unidade de Cuidados Continuados. Esta procissão, em união com peregrinos reunidos no santuário de Fátima, servirá como preparação do Dia da Comunidade Paroquial, pedindo a Nª Senhora para sermos uma verdadeira comunidade de Fé e pelas nossas famílias. No final da procissão celebraremos a eucaristia vespertina da noite.

3. Uma da mesas da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou organizar este ano os Festejos em Hora de Santa Marinha, padroeira de Avanca. A Irmandade mesmo tendo algumas tarefas de grande exigência, em muitas ocasiões do ano, dispôs-se generosamente a organizar este ano uma festa mais simples, o que por si é mais um encargo. Por todas as razões temos que ser compreensivos com aqueles que nos irão bater à porta, pedindo para a festa da padroeira.

4. No dia 20 de Maio vai decorrer em Calvão o Dia diocesano das Famílias, a que podemos chamar o Dia da Família Diocesana. Para facilitar a ida às pessoas estamos a receber inscrições, na Secretaria pagando 5 [cinco] euros para a viagem de idade volta. Em Calvão, o programa terá início às 9.30 horas [nove e meia] e acabará às 17.30 horas [cinco e meia da tarde]. A participação de todos é fundamental, pois irá haver espaços de divertimento e encontro para todas as idades. Deveremos levar almoço. No dia anterior, a 19 de Maio, em Vagos, o grupo Jovens em Movimento estará a concorrer com mais onze grupos apurados ao Festival Diocesano da Canção Mensagem, cujo vencedor representará a diocese no certame nacional. Procuremos marcar presença e aproveitar os tempos férteis de relação familiar e crescimento espiritual que nos proporcionam estes dias.

5. O resultado final da ida do senhor Reitor à América foi de cerca de 17 mil dólares. Na sua ida, foi gratificante para o senhor Reitor ver gente de outros países, como por exemplo Cabo Verde e Brasil, e de outras proveniências do nosso país, de norte a sul, partilharem e querem contribuir para a obra de Unidade de Cuidados Continuados e do Lar. Na mesma altura o almoço que decorreu no centro paroquial, organizado pelo grupo de Visitadores de Doentes, rendeu três e quinhentos [3.500] euros de saldo, já entregues ao senhor Reitor. O núcleo de jovens dos Convívios Fraternos entregou também setecentos e dezoito [718] euros referentes à partilha recolhida do Sarau ”Vamos Viver”. Agradecemos a todos.
6. Continua esta semana, na nossa Igreja Matriz, a devoção do mês de Maio às 21.00 horas, seguindo-se-lhe a missa. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:
  2ª Feira/dia 7: São Sebastião + Pinheiro + Sobreiro;
  3ª Feira/dia 8: Congosta + Areia + Porto Brejo [Fraternidade Domincana]
  4ª Feira/dia 9: Arcã + Submoinhos;
  5ª Feira/dia 10: Santo André + Porto Tonce;
  6ª Feira/dia 11: Agueiros + Roçomil + Zangarinheira

Na 3ª feira, dia 8, vão estar connosco membros da Fraternidade Dominicana de Ovar e de Pinheiro da Bemposta, bem como sacerdotes Dominicanos, participando na devoção da noite. As pessoas que organizam nesse dia a devoção a Nª Senhora, para não existir duplicação, deverão falar antes com as nossas irmãs dominicanas, de forma a coordenar a oração mariana. Com já é habitual, Sábado e Domingo o terço será meia hora antes das missas, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

Santo Tempo Pascal para todos e desejos de Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial