Avisos - Semana de de 1 de Abril a 8 de Abril de 2012

02-04-2012 16:59

Semana de de 1 de Abril a 8 de Abril de 2012

1. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 2 de Abril. De manhã, as confissões começam às 9 horas até vão até às 12 [mio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante e uma perspectiva fundamental para o alicerce da Esperança.

2. Vai também haver Confissões de manhã, na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 3 de Abril. As confissões começam às 9.30 e vão até às 11 h.

3. Vai haver também reunião do Conselho Económico Paroquial (a Fábrica da Igreja Paroquial), também esta próxima 3ª feira, dia 3 de Abril, às 21 horas no Centro Paroquial.

4. A Via Sacra paroquial, encenada pelo Jovens da nossa paróquia e organizada pelo grupo “Jovens em Movimento”, vai ser nesta 4ª Feira da Semana Santa, às 21.30 horas [nove e meia da noite]. Participemos.

5. Neste Domingo de Ramos, entramos na vivência da Semana Santa. Na 5ª Feira, dia 5 de Abril, iniciamos as celebrações do Tríduo Pascal, que incluem 6ª Feira Santa e Sábado de Aleluia. Estas são as celebrações mais importantes de todo o ano. As celebrações da Semana Santa: 5ª Feira da Ceia do Senhor, 6ª Feira da Paixão e Morte do Senhor e a Vigila Pascal de Sábado da Ressurreição do Senhor serão às 21 horas [nove da noite]. Ninguém venha pois perguntar se neste Sábado de Aleluia há missa à tarde, pois nesse dia não podem haver missas antecipadas. Sábado Santo não haverá pois missa à tarde, só à noite, às 21 horas [nove da noite], é que irá começar na Igreja Matriz a solene Vigília Pascal. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também ter haver também a Missa Crismal, às 10 horas da manhã na Sé de Aveiro, presidida pelo Senhor Bispo e concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese. Nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos.

6. Em 6ª Feira Santa seguimos o preceito penitencial de jejuar e de nos abstermos de comer carne. Estes sinais revestem um sentido de revisão de vida e arrependimento pessoais, esforço e generosidade com a família e a comunidade, partilha e fraternidade com todos.
7. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão na Visita Pascal, no próximo Sábado (de Aleluia), dia 7 de Abril, às 15 horas [três da tarde] no Centro Paroquial.
8. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 8 de Abril, será antecipada meia hora para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas.
9. A Conferência de São Vicente de Paulo, da nossa paróquia, continua a auxiliar mais de uma centena de famílias necessitadas, aumentando em cada mês o número de pedidos de apoio. Por causa destas situações a conferência vicentina leva a efeito um peditório no final das eucaristias deste fim-de-semana, de forma a ajudar famílias e pessoas em situações de emergência social. Colabore!
10. Reunião do Grupo de Acólitos da nossa paróquia, 3ª Feira, dia 3, às 21.00 h. [nove da noite], no Centro Paroquial.
11. Ao longo da próxima semana as nossas crianças e adolescentes irão interromper o seu trabalho de catequese de grupos, não havendo catequese na Semana Santa. Aproximamo-nos do período mais importante das celebrações da Igreja que são o Tríduo Pascal, que vai ocorrer na próxima semana. Para além da catequese de grupos semanal, a vivência e participação da catequese em família e na comunidade cristã é sempre uma ajuda para vivermos melhor o sentido destas celebrações. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá até 9 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira, dia 10 de Abril. Mesmo fazendo um período de férias da catequese, “Deus não faz férias de nós, por isso não o afastemos da nossa Vida, nem o esqueçamos em período de férias!”.

Boa Semana Santa para todos e desejos de Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial