Debate - Divorciados, recasados integrados na Igreja?

26-02-2014 11:43

Divorciados, recasados integrados na Igreja?
Debate orientado por: Pe. Georgino Rocha e Prof. Carlos Borrego
Sexta-feira, dia 7 de Março às 21H30

    
Todos, sacerdotes, leigos, casais recasados ou não, TODOS, repetimos, são bem-vindos.

«Procuramos estar próximo, ajudar e escutar os casais em crise, separados, divorciados ou divorciados recasados? Foi impelido por este desafio, colocado no tema de uma reunião de equipa de Nossa Senhora em fevereiro de 2012 que um grupo de leigos de Aveiro passou à ação.

Com o apoio do Bispo de Aveiro, D. António Francisco, alargou-se o grupo de reflexão com a entrada de um casal não pertencente ao movimento e de uma católica divorciada. 

Sob a orientação do então bispo emérito de Aveiro, D. António Marcelino, decidiu-se numa primeira fase promover o debate, organizando três sessões de esclarecimento, que abarcassem toda a área geográfica da diocese, com o objetivo de sensibilizar leigos e sacerdotes para a premência desta discussão.

A primeira sessão realizou-se em Aveiro em Setembro de 2012 subordinada ao tema: «Divorciados, recasados abandonados pela Igreja?». Esta primeira iniciativa, que contou com mais de uma centena de participantes, evidenciou a predisposição que existe na Igreja para discutir esta problemática.

Em maio de 2013, em Recardães (Águeda), teve lugar a segunda sessão, com a presença de cerca de oitenta pessoas, procurando responder à questão: «Divorciados, recasados acolhidos na Igreja?». O testemunho de caminhada em Igreja de um casal nesta situação e a experiência de acolhimento de um pároco da diocese contribuíram para um diálogo muito rico e construtivo.

O terceiro encontro estava programado para Outubro do ano passado em Avanca (Estarreja), e foi adiado devido ao falecimento do D. António Marcelino. Vamos agora realizá-lo no próximo dia 7 de Março, ás 21h30, no auditório do Centro Pastoral e Social de Avanca (por detrás da igreja matriz) com o objetivo de debater se os divorciados e/ou recasados estão integrados na Igreja. Iremos ter a participação de um casal recasado testemunhando a sua integração na Igreja, seguido de um debate onde o público presente poderá participar.

O caminho percorrido até ao momento permite constatar que existe uma grande falta de informação, associada a ideias preconcebidas que importa desmistificar e esclarecer. As recentes declarações do Papa Francisco e a sua iniciativa de realizar em Outubro deste ano um Sínodo extraordinário sobre os desafios da Igreja para acolher estes casais irregulares no âmbito da pastoral familiar, amplamente comentadas na página do Facebook criada pelo grupo (www.facebook.com/recasados), são um incentivo para os organizadores sendo certo que há ainda uma grande caminhada a fazer.

Todos, sacerdotes, leigos, casais recasados ou não, TODOS, repetimos, são bem-vindos.

  

Voltar