Lausperene Diocesana ~ Paróquia de Avanca

07-03-2019 12:06

6ª Feira | 15.MARÇO.2019 | Igreja Matriz de Avanca

19h00 – Celebração da Eucaristia, seguida de Exposição do SS Sacramento
19h30 – Momento de Oração 1: Visitadores dos Doentes, Ministros Extraordinários da Comunhão, Grupos Corais da Igreja Matriz, Grupo Coral de S.ta Luzia, Grupo Coral de S.ta Ana, Comissões das Capelas de S.ta Luzia e S.ta Ana
20h30 – Momento de Oração 2: Catequistas da Paróquia, Dirigentes e Famílias dos Escuteiros do Agrupamento de Avanca, Zeladoras da Igreja Matriz e da Capelas Paroquiais de S.ta Ana e S.ta Luzia
21h30 – Momento de Oração 3: Equipas de Nossa Senhora, Irmandade do SS, Conselho Económico Paroquial, Direcção e Conselho Fiscal do Centro Paroquial e Social, Família Dominicana
22h30 – Momento de Oração 4: Cursos de Cristandade, Membros da Fraternidade Nuno Alvares dos antigos escuteiros, Jovens Convivas Fraternos, Acólitos
23h30 – Momento de Oração 5: Comunidades Neocatecumenais, Grupo da Imaculada, Conferência Vicentina
24h30 – Encerramento > Bênção do SS e Final

101 dias de Adoração na diocese de Aveiro [Desde 3.MAR até 19.JUN]

A Exposição do SS Sacramento é a forma pública de culto eucarístico fora da missa, que consiste em pôr à adoração e devoção dos fiéis, com vista à comunhão sacramental ou espiritual, Jesus Cristo na sua presença real e amiga no Sacramento do altar, abrindo a porta do sacrário, colocando a píxide ou a custódia sobre o altar ou esta num espaço apropriado. No caso da exposição com a custódia acendem-se 4 ou 6 velas (serpentinas); e no caso da exposição com a píxide, pelo menos 2. Durante a exposição do SS., devem consagrar-se tempos à leitura da palavra de Deus, a cânticos de louvor, a preces e oração em silêncio. A exposição do SS. pode prolongar-se por vários dias ou mesmo, em certas comunidades, ser permanente (laus perene), embora admitindo que se interrompa uma vez por dia (p. ex., durante a noite). Termina normalmente com a Bênção do SS. Sacramento. É ministro ordinário da exposição e da bênção o sacerdote ou o diácono, revestido de alva ou sobrepeliz e estola. Na sua falta, pode fazer a exposição e a reposição do SS. Sacramento um ministro extraordinário da comunhão ou um membro autorizado duma comunidade religiosa ou de associação de piedade. Durante a exposição do SS., é proibido celebrar a missa no mesmo altar ou na mesma nave da igreja.
Como foi já referido, “Lausperene” (Do latim ‘laus’+’perene’, louvor permanente) é o nome dado há exposição continuada do SS Sacramento da Eucaristia (hóstia consagrada) há adoração dos fiéis. Poderá ter geralmente a duração de 40 horas em memória do período que o corpo de Jesus Cristo passou no túmulo até há ressurreição, mas pode também apresentar outros tempos de duração.
Com início a 03 de março na paróquia de Agadão [arciprestado do Águeda], com interrupção de 15 a 22 de abril [Semana Santa e Tríduo Pascal], termina na paróquia de Vilarinho do Bairro um Lausperene Diocesano, um dia por paróquia. Pelo meio celebraremos arciprestalmente as «24 horas para o Senhor», 29 e 30 de março, em que o Papa nos convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística. O “louvor perene” terminará a 19 de junho, véspera da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpo de Deus.

Descarregar PDF aqui