Novas indicações sobre a atual situação de emergência provocada pelo Covid-19

13-03-2020 12:41

Na manhã deste dia, foi determinado pela Conferência Episcopal Portuguesa a suspensão, em todo o país, da celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência provocada pelo Covid-19. Esta suspensão deve ocorrer já a partir de hoje e é de cumprimento obrigatório.

Algumas das normas que demos no passado dia 11 de março já estão ultrapassadas, mas peço a vossa colaboração para os fiéis continuarem a fazer a oração pessoal e familiar, recomendar a leitura e a meditação da Palavra de Deus e que participem, na medida do possível, via TV, rádio ou internet na celebração da Eucaristia dominical.

Peço também a vossa atenção no sentido destas medidas cautelares serem aplicadas, segundo as circunstâncias, a outras celebrações, tais como batismos, casamentos e, sobretudo, funerais. É de evitar os cortejos fúnebres e o aglomerado de muitas pessoas.

Subscrevo-me com estima e em oração por este momento difícil que todos vivemos e no qual temos o dever de colaborar com as autoridades sanitárias naquilo que estiver ao nosso alcance.

Aveiro, 13 de março de 2020.

+ António Manuel Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro

Publicação original: https://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=19159&fbclid=IwAR11yEj2SpZBuPlu8deJ6pbz9x0lFClj8PDP9x0-j86yv9c8jlZYzKQIJhU

Voltar