Profissão de Fé 2011

07-07-2011 16:14

Profissão  de Fé 2011

Mais um ano, mais uma Profissão de Fé. Foram 47 os jovens que fizeram uma caminhada interessante. Cada ano tem as suas características e sua postura. Este ano teve as seguintes particularidades. Foram eles que ensaiaram tudo, com a ajuda das catequistas. Todos os que tocaram, quer a flauta, quer as 3 violas, quer o órgão, quer aqueles que fizeram de “escola” eram todos do 9.º ano de catequese e fizeram a Profissão de Fé. Só houve um que tocou violino e não pertencia ao grupo, mas era irmão da organista que fazia a Profissão de Fé.
Foi agradável ver os nossos jovens a cantar e a tocar, parecendo que eram donos da Igreja, tendo cada qual a sua tarefa. Não pediram a nenhum grupo para virem cantar, mas foram eles próprios que fizeram tudo. E via-se que estavam felizes.
Este grupo tem um conjunto de catequistas que são um pouco mais velhos que eles. A diferença é relativamente pequena, pois, mesmo em aspecto, parecem todos iguais. A proximidade nas idades tem uma vantagem: os catequistas compreendem melhor os catequisandos. Mas tem um risco a falta de autoridade. Quem assistiu aos ensaios reparou que os catequisandos obedeciam aos catequistas, o que nem sempre acontece com idades muito próximas.
Foi uma bênção para este grupo haver assim catequistas muito próximos e ao mesmo tempo as sessões de catequese terem ambiente de respeito e ordem em que é possível comunicar a mensagem. Meia centena de adolescentes nem sempre terão mantido uma ordem perfeita. É muita gente e sobretudo é uma idade perigosa e de afirmação pessoal, em que é fácil entrar num clima de contestação ou de afirmação pessoal. Por aquilo que foi possível presenciar os catequistas conseguiram manter as regras de educação e de respeito que é o ambiente indispensável para comunicar a mensagem de Jesus.
O símbolo escolhido foi uma estrela. A estrela que nos ilumina é Jesus Cristo. O cântico (hino) fala da estrela que ilumina. Neste mundo, com tantas confusões, em que não há nada seguro, a Fé não é só uma luz, mas é também uma segurança. No mundo em que vivemos tudo pode falhar: Desde a família, a saúde, o emprego, os amigos, a fortuna… De facto nos nossos dias quem não tem Fé é fácil cair em grave desânimo e em depressões sérias. Só a Fé vivida é a força que nos ajuda a vencer no meio de tantas dificuldades… Os testemunhos são imensos. A Fé faz milagres…

In "Notícias de Avanca"